Como conseguir seu primeiro emprego

Encontrar o primeiro emprego pode ser uma experiência empolgante, mas também desafiadora para jovens de 14 a 17 anos.

No entanto, com as orientações certas e o desenvolvimento das habilidades adequadas, essa busca pode ser mais suave e fácil.

Por isso, neste artigo, apresentaremos um guia para jovens em busca de sua primeira oportunidade profissional, bem como para os pais que desejam apoiar seus filhos nessa jornada.

Além disso, vamos destacar como a Escola Porthal, com sua expertise de 21 anos no setor de educação e preparação para o mercado de trabalho, pode ajudar nesse processo.

1. Autoavaliação

Antes de começar a procurar emprego, é importante que você faça uma autoavaliação.

Por isso, comece identificando suas paixões, interesses e habilidades.

Se faça e responda perguntas como “O que eu gosto de fazer?” e “No que sou bom?” podem ajudar a direcionar seus esforços na busca pelo primeiro emprego.

Porque, ao identificar suas habilidades e gostos pessoais, é mais fácil alinhar com a rotina de uma profissão e também as habilidades que são necessárias para ser bem sucedido.

Por exemplo, você é uma pessoa muito criativa e extremamente comunicativo. Você gosta muito de escrever e vive tendo centenas de ideias. E então, não levando em conta, vai para uma profissão mais exata, cheia de regras e que você precisa ficar “fechado” num escritório o dia todo.

Talvez, seus talentos, se fossem bem utilizados, seriam mais úteis em áreas do design, da comunicação e do marketing, por exemplo.

2. Defina metas pessoais

Além disso, é essencial definir algumas metas, como o tipo de trabalho desejado e o local.

É importante você escolher locais de trabalho antes de enviar o currículo.

Porque, se você já entendeu onde gostaria de trabalhar, e quer ter uma experiência prática, precisa saber o que fazer para chegar lá.

Veja nesse artigo como Definir Metas que pode te ajudar a criar as suas

Muitas vezes você vai precisar se desevolver e aprender técnicas, como, por exemplo, saber informática, saber um outro idioma, ter noções de rotinas administrativas.

Lembre-se que você ainda não tem experiência, por isso é importante que você invista no seu preparo e faça cursos, leia livros, assista palestras que aumentem seu repertório de conhecimentos.

Isso vai te ajudar a se tornar mais confiante durante a entrega do currículo e na entrevista de emprego.

3. Preparação de um Currículo Atraente para conquistar seu primeiro emprego

O currículo é a primeira impressão que um empregador terá do candidato.

Portanto, você deve criar um currículo bem estruturado que inclua informações pessoais, objetivos de carreira, experiência (mesmo que seja voluntariado ou atividades extracurriculares), habilidades relevantes e seus conhecimentos.

A Escola Porthal oferece cursos de preparação de currículo para ajudar os alunos a se destacarem.

Basta clicar aqui para ter acesso: Curso de Elaboração de Currículo

4. Desenvolvimento de Habilidades Técnicas

Dependendo do campo de interesse, os jovens podem precisar adquirir habilidades técnicas específicas. Isso pode incluir a conclusão de cursos, certificações ou treinamentos relacionados à área desejada. A Escola Porthal oferece uma ampla variedade de cursos técnicos que podem enriquecer o conjunto de habilidades dos alunos.

Job interview and candidate selection for employment.

5. Preparação para Entrevistas para facilitar sua contratação no seu primeiro emprego

A entrevista de emprego é um momento decisivo no processo de contratação.

Por isso, você deve praticar suas habilidades de entrevista, aprender a responder a perguntas com confiança e preparar suas próprias perguntas para o entrevistador.

Leia esse artigo completo sobre entrevista de emprego: Passo a passo para se sair bem na sua entrevista de emprego.

6. Networking e Procura de Oportunidades

É importante que você construa uma rede de contatos profissionais, participando de eventos, feiras de empregos e usando plataformas de mídia social, como o LinkedIn.

Além disso, você pode pesquisar oportunidades de emprego, navegando em sites de empregos, consultando agências de recrutamento e mantendo contato com professores e orientadores.

7. Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais

Além das habilidades técnicas, as habilidades comportamentais são igualmente importantes.

Então, inicie um projeto de desenvolvimento das suas habilidades de comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos e gerenciamento de tempo.

A Escola Porthal oferece cursos de desenvolvimento pessoal para ajudar os alunos a se tornarem profissionais completos.

Leia esse artigo para aprender e implementar novos hábitos na sua vida: Mudar de atitude: saiba como criar e manter novos hábitos

A Importância da Escola Porthal para jovens que estão em busca do seu primeiro emprego

A Escola Porthal é líder no setor de educação e preparação para o mercado de trabalho há 21 anos. Com uma equipe experiente e uma variedade de cursos, a Escola Porthal oferece uma proposta sólida para os jovens desenvolverem suas habilidades e competências, tornando-se candidatos mais atrativos no mercado de trabalho.

Em resumo, conseguir o primeiro emprego é um marco importante na vida dos jovens, e a preparação adequada é essencial para o sucesso. A Escola Porthal está comprometida em ajudar os jovens a atingirem seu potencial máximo e garantir um futuro profissional brilhante.

Lembre-se, a jornada começa com uma autoavaliação e um desejo de crescimento, e com a Escola Porthal ao seu lado, o sucesso está ao alcance de todos.

Veja o depoimento dos nossos alunos que já conquistaram suas vagas no mercado de trabalho:

Se você também quer conquistar seu primeiro emprego e quer receber nosso suporte e garantir seu acesso à nossa Escola Digital, fale com um de nossos consultores clique aqui: Contato Escola Porthal