5 dicas para melhorar o seu currículo

Você não sabe o que precisa fazer para melhorar o seu currículo?

Talvez você já esteja cansada de distribuir currículos por aí e não ser chamada.

E talvez, você ficou um dia todo em cima dele para faze algo aceitável e o resultado foram umas poucas informações distribuídas naquela página em branco.

Mas a sensação que fica é que assim que a empresa receber ele vai logo é descartar.

Então, leia esse artigo até o final para aprender dicas simples que vão melhorar o currículo.

Mas chega dessa sensação! Chega de perder tempo, de ficar triste com o resultado final!

Por isso mesmo temos um modelo pronto de currículo que vai salvar a sua vida! Baixe o seu clicando na imagem abaixo.

E nós valorizamos tanto esse simples pedaço de papel porque ele é o primeiro contato que o avaliador terá com você.

E se ele não for atraente, você pode não ser chamado para sua entrevista.

Passo a passo para se sair bem em sua entrevista de emprego

E para te ajudar mais ainda vamos te dar, além desse modelo gratuito, 5 dicas para que você melhore seu currículo ainda hoje e consiga novas e melhores oportunidades de emprego!

1. Observe a linguagem utilizada para melhorar o seu currículo

Use uma linguagem mais formal, não utilize gírias e tome cuidado com os erros de ortografia e gramática.

Se você tiver muitas dificuldades peça ajuda de alguém que entenda, como nós aqui da escola.

Toda semana ajudamos nossos alunos e pais de alunos a formatarem da melhor maneira o currículo deles, tiramos as dúvidas e até damos de presente duas cópias impressas!

E quando falamos em linguagem também é para cuidar os exageros. Nada pior do que um currículo com três páginas e que não diz nada que a empresa realmente precisa.

Por isso, tente seguir um passo a passo na hora de elaborar seu currículo, pois além de facilitar sua vida e te fazer perder menos tempo também vai ajudar quem irá ler ele.

Leia esse artigo: Há vagas, mas falta capacitação

2. Formate de maneira inteligente

Para melhorar o currículo é essencial que as informações do currículo estejam bem organizadas, pois assim ficará mais fácil para o recrutador entender as informações.

Então, separe as sessões em trechos específicos, use negrito em palavras chave, use bullet point e até cores e formatos.

Pois nada impede que você seja criativo na hora de criar o seu currículo, e mesmo seguindo o modelo padrão de informações, deixe ele mais dinâmico, bonito e personalizado.

Além disso, torna-se mais atrativo e facilita a leitura, então, busque uma fonte limpa, utilize o negrito para destacar títulos e guiar o leitor e use margens amplas.

3. Reforce seus pontos fortes e realizações no seu currículo.

Evite criar longas listas de qualidades e pontos fortes, ao invés disso selecione os melhores que possam contribuir para a empresa e foque neles.

Por exemplo, se a empresa busca profissionais criativos e inovadores, reforce esses pontos, além disso, procure trazer algumas realizações que já fez na área.

Já atingiu um recorde de vendas no antigo emprego? Melhorou o procedimento de cobrança da empresa? Ajustou os arquivos da empresa para evitar perdas de documentos? Liderou uma equipe?

Reforce eles nas suas experiências, demonstrando como seus pontos fortes lhe auxiliaram nos últimos trabalhos.

4. Seja objetivo ao fazer seu currículo

Uma outra dica bem importante para melhorar o seu currículo é ser objetivo.

Por isso, não se alongue demais nas informações, se você fizer um currículo muito extenso pode ser que o recrutador desista de ler.

Então, traga apenas os últimos dois ou três empregos. Anote seus últimos cursos, principalmente se ele tem haver com a vaga.

E se você tiver muitas formações, artigos publicados, projetos etc, deixe um endereço de site, blog ou portfólio para acesso posterior, caso o entrevistar queira

Um tamanho bom para um currículo é de 1 a 2 páginas, com informações claras e bem organizadas.

Leia esse artigo: Domínio de Inglês e Informática é mencionado por Leandro Karnal em entrevista à CNN

5. Revise o texto para melhorar o seu currículo

Depois que você terminar de fazer seu currículo, revise o texto com atenção e se possível peça para outra pessoa lê-lo, porque as vezes deixamos passar despercebidos alguns erros.

Certa vez uma pessoa colocou o número errado de telefone. Uma pena, o currículo estava impecável. E demoramos para achar ela nas redes sociais.

Por isso, tome muito cuidado para não enviar ao recrutador seu currículo com erros, pois isso poderá te fazer perder muitas oportunidades.

DICA BÔNUS: SUAS REDES SOCIAIS PODEM TE PROMOVER

Uma das melhores redes sociais para você divulgar seu trabalho e fazer novos contatos é o LinkedIn.

Esse é o local perfeito para se promover e até mesmo se candidatar a novas vagas.

Mas, dê uma olhada no seu instagram e facebook também, pois pode ter a certeza de que a empresa vai dar uma olhada.

E de acordo com o que o recrutador ver lá, poderá formar uma opinião sobre você.

Por isso, uma dica é deixar visível apenas para os amigos o que é mais particular e tornar público fotos e registros importantes.

Porém, cuide a forma que você se posiciona. Ela diz bastante sobre quem você, como é o seu comportamento e até mesmo o nível de confiança que alguém pode ter em você.