Como a tecnologia é uma aliada à educação

Descubra os motivos que tornaram a tecnologia uma grande aliada da educação e as ferramentas que facilitam o ensino online.

Além disso, saiba quais são as vantagens dos cursos à distância. E como a tecnologia se tornou indispensável nesse momento de isolamento social.

Com o passar dos anos surgiram novos recursos e ferramentas, que auxiliam esse processo de ensino à distância, que traz vantagens tanto para professores quanto para alunos.

Mas alguns professores ainda não estão acostumados com essa forma de ensino, e com isso ficam um pouco perdidos em meio a tantos recursos.

E quem sofre mais são os professores mais tradicionais que não tiveram tanto contato com a tecnologia.

E, apesar da adaptação não ser fácil, ter um curso de informática provou ser indispensável em todas as áreas!

Então, sugerimos que quem não tem um curso de informática, aproveite e faça, pois facilitará muito a sua vida e lhe trará vários benefícios.

Além disso, o que precisamos entender é que os alunos não são os mesmos de antigamente.

Dessa forma as maneiras de educar também devem modificar-se para algo mais interativo que prenda a atenção dos mesmos.

Mas, assim como numa aula presencial, as aulas virtuais exigem que os professores sejam dinâmicos, utilizem gestos para explicar e usem o humor para prender a atenção dos alunos. 

Para isso, os professores devem utilizar algumas ferramentas durante as suas aulas que permitam uma interação e incentivem a participação.

Assim, geram mais identificação e aproximação com os alunos da geração Y, que já nasceram com a tecnologia integrada ao seu cotidiano. 

Por que a tecnologia é uma aliada a educação?

Por que a tecnologia é uma aliada da educação?

A tecnologia se tornou uma aliada da educação por possibilitar aulas mais interativas, que prendem a atenção dos alunos e incluam inovação e criatividade em processos tradicionais. 

Muitas pessoas são contra o uso da tecnologia e dispositivos móveis em sala de aula, mas o que elas não perceberam é que os alunos estão diferentes e usam cada vez mais os recursos tecnológicos. 

Se forem usados da maneira correta, os dispositivos móveis e recursos de realidade virtual podem deixar as aulas muito mais interativas e atraentes para os alunos. 

A realidade virtual, pode exemplificar de uma forma mais detalhada o conteúdo dado pelo professor.

Já imaginou que fantástico é para uma criança visitar o antigo Egito e entender melhor o que o professor fala?

Outro excelente exemplo de tecnologia aliada a educação, é o projeto Leia para uma criança do Itaú, no site ou app do projeto são disponibilizados livros online interativos com o objetivo de incentivar a leitura.

Leia para uma criança – Itaú

Como não podemos evitar a tecnologia, devemos aproveitá-la e utilizar todos os seus recursos de forma mais didática possível.

Ferramentas que facilitam a educação online

Quanto mais interativa a aula for, mais ela se fixará na memória dos alunos. Então, agora vamos citar algumas ferramentas que auxiliam na educação e facilitam a interação. 

Como a tecnologia é aliada da educação

1.Chat

O Chat é uma ferramenta muito interessante que incentiva a participação em aula.

E pode, inclusive, surpreender muitos professores com a interação de alunos tímidos que tinham dificuldade de falar durante as aulas.

Além disso, ele possibilita a discussão de vários assuntos em tempo real deixando a aula mais interessante.

Nele, os alunos podem expor suas dúvidas, questionamentos e gerar discussões sobre os conteúdos vistos em aula.

O Chat ainda pode ser utilizado como uma ferramenta de compartilhamento de imagens, vídeos e materiais digitais que reforce o conteúdo trabalhado.

Você pode gostar desse artigo: Qual é a situação atual do mercado de trabalho?

2.  Fórum

Essa ferramenta também incentiva a participação, mas de uma forma mais flexível, pois não necessita que todos estejam simultaneamente conectados.

É um espaço interessante para atividades, pois o professor pode desenvolver algumas perguntas e/ou atividades e os alunos podem responder ali mesmo.

Nos fóruns também são possíveis anexar arquivos digitais.

Existem vários tipos de fórum, como fórum de notícias, fórum de perguntas, quadro de avisos, mural virtual, entre outros.

Assim, eles são utilizados conforme a necessidade de cada disciplina ou curso. 

Como a tecnologia é aliada da educação

 3. Questionários

Os questionários são excelentes para a desenvolver testes, podendo conter perguntas de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e entre outras. 

Assim, nos casos de questões fechadas como, verdadeiro ou falso, as respostas podem ser corrigidas automaticamente e mostra um feedback das respostas corretas.

Uma sugestão de como utilizar essa ferramenta é o Formulários Google, nele você poderá desenvolver seu questionário e enviar para quem você precisa.

4. Videoaulas

As videoaulas são essenciais para cursos à distância, sejam aulas gravadas ou por videoconferência.

Elas facilitam a demonstração das atividades e a absorção do conhecimento.

Além disso, as videoaulas mais didáticas e podem ser explicativas, motivacionais, lúdicas, interativas e outras.

Todas elas são excelentes, pois utilizam recursos audiovisuais que podem prender a atenção dos alunos. 

5. Materiais digitais

Com o surgimento da internet e a crescente tendência pela comunicação online, o envio de conteúdos digitais, como e-books e Podcasts tornou-se muito mais fácil e cômodo.

Os e-books incentivam a leitura já que os jovens se interessam mais por materiais que estejam ligados a tecnologia e tenham acesso facilitado.

Outro tipo de material digital que está em alta entre os jovens são os Podcasts.

Eles são feitos em forma de áudio, parecidos com programas de rádio, mas a diferença é que eles não são ao vivo.

Os Podcasts são gravados e disponibilizados em um site ou plataforma, par serem ouvidos quando o público quiser.

Tanto os e-books quanto os Podcasts servem para compartilhar conteúdos.

Quais as vantagens da educação a distância e cursos online?

Quais as vantagens da educação a distância e cursos online?

Você já entendeu que a tecnologia é uma grande aliada à educação.

Mas, por algum motivo ainda não conseguiu ver as vantagens da educação a distância e dos cursos online.

Então vamos lhe ajudar!

1. Novas possibilidades

Os cursos à distância trazem novas possibilidades, pois qualquer um poderá fazer um curso em que o professor está em outra cidade, estado ou até mesmo país.

E isso facilita o acesso para pessoas que vivem em locais distantes e onde não há oportunidades de estudo.

2. Flexibilidade de horários

Por serem cursos à distância, esse tipo de modalidade possibilita uma flexibilização de horários, isso se as aula estiverem gravadas, mas se for uma aula ao vivo essa flexibilização fica mais limitada.

3. Eficácia

Os cursos online são tão eficazes como os presenciais, desde que o aluno esteja realmente interessado em aprender, além disso ele respeita o ritmo de aprendizagem do aluno.  

4. Atualização de conteúdo

Os cursos online também podem ser atualizados regularmente, assim os alunos sempre terão novos conteúdos e estarão sempre atualizados com as novidades. 

5. Custos menores

Alguns cursos online necessitam de um investimento financeiro menor, dessa forma facilitam para que pessoas com menos condições também possam se profissionalizar.

Mas, custos reduzidos não significa que os conteúdos percam a qualidade, muito pelo contrário, os cursos mantem a qualidade e a excelência no ensino.

Agora que você já aprendeu os motivos da tecnologia ser uma grande aliada da educação, as ferramentas que facilitam a educação online e ainda viu algumas vantagens dos cursos online, que tal fazer um curso conosco?

Nós disponibilizamos vários cursos online, como Design Gráfico, Web Design, Criação de jogos, Marketing digital, entre outros.

Se você ficou interessado em algum desses cursos, nos mande uma mensagem que ficaremos muito contentes em lhe responder e tirar todas as suas dúvidas.

Deixe seu comentário, pois gostaríamos de saber a sua opinião sobre o nosso artigo e se ele lhe ajudou de alguma forma.

E não se esqueça de compartilhar com seus amigos, pois talvez eles também tenham algumas dúvidas que esclarecemos aqui.

Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!