Certamente, todo ano você deve pegar papel e caneta e escrever a lista do que gostaria de realizar no próximo ano, não é mesmo? E sempre nesses projetos estão inclusos novos hábitos.
Estamos quase na metade do ano e quantos desses objetivos você já conseguiu realizar? Um, dois ou nenhum?
Se a resposta foi nenhum, fique tranquilo, você não deve ser a única pessoa que ainda não conseguiu lograr êxito nessa tentativa.
Já parou para pensar o que dificulta alcançar um novo hábito? Talvez sua meta seja muito agressiva e antes de começar, já sente vontade de desistir.
Vamos de exemplo!
Vamos supor que você queira criar o hábito de ler. Que tal começar a ler 30 minutos por dia? Parece pouco, mas você irá se surpreender com o resultado quando chegar no final do mês.
Sabemos de relatos de pessoas que estipularam essa meta e alcançaram resultados incríveis, como por exemplo, completar a leitura de 3 livros no final do mês.
Isso não é fantástico? Sair do zero e alcançar uma meta que antes parecia impossível, apenas dedicando 30 minutos por dia?
Se você achou muito dedicar 30 minutos por dia para ler, vamos fazer uma outra reflexão: quantos minutos por dia você passa nas redes sociais?
Podemos garantir que muito mais do que 30 minutos. Que tal fazer trocas?
Se você passa duas horas nas redes sociais por dia, divida esse tempo. Deixe uma hora para se dedicar a realizar um novo hábito e a outra hora para acessar as redes sociais.
Não tem mal nenhum você acessar as redes sociais, só não pode deixar isso te consumir. Pois na verdade o que você está aprendendo de novo ao passar todo esse tempo rolando a barra do feed do Instagram, por exemplo?
Dito isso, podemos perceber que o que nos falta não é tempo e sim falta de organização. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como se organizar melhor no dia a dia para conquistar tudo o que você quiser!
1 – Quais são os seus motivos para adquirir novos hábitos?
É imprescindível fazer uma autoavaliação antes de investir em um novo hábito. Por exemplo, quero emagrecer porque preciso cuidar melhor da saúde. Esse é um motivo bastante especial.
Olhe para dentro de você agora e descubra o seu motivo!
2 – Teste-se durante 21 dias
Você já deve ter ouvido falar que para adquirir um novo hábito é preciso praticá-lo durante 21 dias. Seja ler, fazer exercícios e etc.
Por isso, antes pensar em desistir aceite o desafio e dê esse tempo para seu corpo ou sua mente se acostumar com algo totalmente novo pra eles.
3 – Faça anotações
Pare por um tempo e organize as ideias. Por que mesmo quero adquirir um novo hábito? Ao fazer essa pergunta vai encontrar as respostas que irão te motivar a mudar suas atitudes e a investir em um novo hábito que irá fazer muita diferença na sua vida, tanto pessoal quanto profissional.
Em seguida, faça anotações diárias sobre o progresso dessa mudança. Sempre coloque data, hora e o dia da semana e do mês. Isso ajuda a fixar o desejo de mudança em sua mente.
4 – Identifique hábitos de reforço
Que tal buscar novos hábitos semelhantes? Por exemplo, ao se preparar para ir à academia, tenha se dedicado antes na criação de uma playlist para escutar enquanto realiza os exercícios.
Você vai ver que uma coisa puxa a outra!
5 – Mantenha o controle
Faça o controle de como anda a corrida para alcançar os novos hábitos. Quando faz cobranças a si mesmo, reforça a conclusão desse objetivo.
Isso acontece porque o fato de se cobrar gera motivação. Especialmente se ao fazer as anotações sobre a sua evolução encontrar mais pontos positivos do que negativos.
Se optar por fazer o teste dos 21 dias, por exemplo, anote tudo no calendário desde o ponto de partida.
Quando conseguimos enxergar o nosso progresso, a tendencia é aumentar a nossa vontade de fazer sempre mais.
Dica de leitura para adquirir novos hábitos
E para finalizar, queremos deixar a dica de leitura do livro: O PODER DO HÁBITO de Charles Duhigg.
No livro ele conta a história de uma jovem que transformou quase todos os aspectos de sua vida com a mudança de hábitos.
Isso só foi possível porque ela entendeu que “a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam”.
Inclusive essa última frase aparece com bastante frequência no livro, porque o autor destaca que neurologistas, psicólogos, sociólogos e publicitários passaram décadas estudando e descobriram como os hábitos funcionam e podem ser transformados.
Portanto, se você tem pensado em mudar os seus hábitos para melhorar de vida, essa leitura é indicada para você!
Se você gostou desse assunto também pode se interessar por esse: Que tal aprender uma nova habilidade?
Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!