E se você, professor, pudesse ter alunos engajados e participativos em aula, onde você percebesse nitidamente a evolução e o empenho dele em aprender mais e interagir durante as aulas?
É exatamente isso que o nosso Professor Aguinaldo Bedin começou a analisar e resolveu criar uma metodologia diferenciada!
Duas mudanças principais foram as responsáveis pelo surgimento dessa nova metodologia: o comportamento em sala de aula pós pandemia e a reestruturação e transformação da Porthal Informática na proposta inovadora Porthal Tech
“Com a Porthal Tech ganhamos uma liberdade e flexibilidade para adicionar coisas novas à carga horária dos cursos”
Aguinaldo Bedin – Professor da Área de Tecnologia
Essa mudança fez com que o ensino, mais tradicional, sobre windows, word, powerpoint etc… desse lugar a um novo formato de ensino, mais dinâmico e prático, sobre essas mesmas matérias e assim, abriu espaço para inserir novos conteúdos que são muito importantes para o cenário atual do mercado de trabalho.
Essas mudanças dinâmicas permitem que o professor traga sua própria expertise e bagagem de conhecimentos e experiências.
O professor Aguinaldo, por exemplo, sempre foi muito autodidata e aprendeu, ainda com 14 anos a programar e criar sites.
QUANDO O CONHECIMENTO E A EXPERIÊNCIA SE TRANSFORMAM EM AULA
O professor Aguinaldo então, após trabalhar a base do curso que é o pacote office. Abre votação na sala de aula para decidir qual conteúdo os alunos desejam aprender na sequência, por exemplo:
(1) Edição de Vídeo
(2) Criação de Site
(3) Manipulação de imagens
(4) Animação gráfica
(5) Conceitos de marketing digital
(6) Modelagem 3D
Quando os alunos escolhem o tópico principal, o professor abre o leque de possibilidades dentro desse tópico e então desenvolve um projeto para que a turma dê sequência.
Esse formato de ensino é conhecido como Ensino Personalizado – que é perfeito para engajar a nova geração dos alunos – com idades entre 11 e 17 anos.
Essa metodologia não apenas aumenta a retenção e diminui evasão da escola, bem como ajuda a formá-los de uma forma mais efetiva.
Aguinaldo Bedin
CRIAR NOVOS CAMINHOS
Essa metodologia, seguida pelo professor Aguinaldo, permite que o aluno descubra novos caminhos através dos conhecimentos que ele passa em sala de aula.
Assim, um aluno pode se encantar com uma área de atuação que foge ao tradicional e que tem tudo a ver com as habilidades, desejos e características do aluno, podendo ajudá-lo a ter sucesso profissional, ganhar bem e ser uma pessoa realizada e alinhada com seus valores.
QUAL É O SEU CURRÍCULO DE CONHECIMENTO?
Uma coisa que chamou muito a atenção é a ideia de criar um currículo de conhecimento.
No currículo, é normal acharmos que o que realmente importa são as experiências de trabalho, porém, para um jovem que está começando e querendo entrar no mercado de trabalho isso pode gerar insegurança.
Por isso, o foco precisa ser em criar um currículo de conhecimento.
Veja o exemplo do próprio Professor Aguinaldo:
- Aprendi a usar pela primeira vez o excel aos 12 anos;
- Aprendi a programar sites no código aos 14 anos;
- Precisei aprender a recortar imagens no AdobePhotoshop e acabei descobrindo as funções da ferramenta para criação e tratamento de imagens;
- Depois descobri o Elementor;
- Aprendi também a usar o After Effects para animações gráficas;
- Em 2020 iniciei estudos em Oratória e depois em Marketing Digital;
- Agora, em 2023 iniciei meus estudos em Sistemas para Internet e estou me aperfeiçoando em Robótica
Um pouco mais sobre esses conhecimentos específicos:
- O que é After Effects?
After effects é o software que usamos para criar animações gráficas, ex: os criativos animados com efeito 3D vistos em propagandas, muitos deles nos anúncios de redes sociais e na Times Square.
- O que é o WordPress?
É um gerenciador de conteúdo – o mais usado em todo o mundo! Ele proporciona toda a estrutura para criar um site moderno do zero, mesmo a pessoa não sabendo nada sobre programação.
- O que é o Elementor?
É um complemento super poderoso que dá vida ao WordPress, onde qualquer um, com instrução, consegue criar um site em poucas horas ou dias, usando uma ferramenta totalmente “arrasta e solta”, sem precisar escrever uma linha de código se quer.
E o que você sabe fazer? Que tipo de aplicativo e ferramenta prática sabe usar?
Esse deve ser o seu foco, principalmente se você tiver entre 11 e 17 anos!
E, se você já é maior de idade e se sente um pouco perdido na sua carreira, esse é o momento perfeito para investir em conhecimento!