O comprometimento e a qualificação profissional são, no momento, as maiores exigências, e, ao mesmo tempo, as maiores dificuldades que as empresas enfrentam na hora da contratação.
Pensando nisso, entrevistamos ontem coordenadoras e proprietárias de agências de emprego das cidades de Marau, Passo Fundo e Tapejara para entender como está a situação dos empregos nesse momento.
Além disso, identificamos as maiores dificuldades, tanto dos empregadores quanto dos candidatos às vagas. Confere só:
MARAU
Em Marau, conversamos com a Coordenadora do Sine Empregos, Ivanete Zanin e com a proprietária da Agência Capacittar, Ana Maria Paese.
Ivanete afirmou que todas as entrevistas foram suspensas e que nesse momento, somente BRF continuou mantendo as vagas em aberto.
“Todas as empresas suspenderam as entrevistas. Estamos atendendo só seguro desemprego com agendamento por e-mail e whats app”
Além disso a procura por vagas só cresceu por parte dos estrangeiros que residem na cidade.
A coordenadora também informou que as empresas sentem bastante dificuldade com a falta de comprometimento e do conhecimento técnico de quem se candidata para as vagas.
Já os candidatos alegam ter falta de capacitação e até mesmo de escolaridade.
E um fato que Ivanete levantou foi que, antes da COVID-19 o perfil desses candidatos era de pessoas acima dos 40 anos e sem ensino fundamental, mas, até o momento não se sabe se o perfil vai mudar.
E de acordo com a Ana Maria Paese, da Agência Capacittar, sobre a oferta de vagas:
“ As vagas continuam, claro que com o recesso das empresas e comércio no que diz respeito a produção, as mesmas diminuíram, mas sempre temos oportunidades abertas”
Segundo Paese, as empresas sentem muita dificuldade com a estabilidade, ou seja, diminuir a rotação de colaboradores, e também com a falta de qualificação profissional deles.
Já os candidatos às vagas, sentem dificuldade para encontrar um emprego em que eles se identifiquem e gostem de trabalhar na empresa.
PASSO FUNDO
Em Passo Fundo, conversamos com Tamires Canali que é a Coordenadora da CDL Emprego e Estágios
De acordo com as informações da coordenadora:
“Com fechamento referente ao Decreto, 80% das nossas vagas estão aguardando o retorno para que possamos retomar o processo de seleção, sendo a maioria ligadas ao comércio, porém ao contrário do que imaginávamos as vagas não deixaram de surgir, na semana passada realizamos 10 novas aberturas, aos poucos percebemos que o Mercado de Trabalho não parou, está mais lento sim no processo e na forma de conclusão para chegar a uma contratação, mas estamos recebendo solicitações em áreas mais específicas”
Ainda, segundo Tamires, embora os candidatos continuem ligando para a CDL em busca de emprego, como eles não podem fazer o atendimento presencial, isso diminui a qualidade de orientação que um contato pessoal permite.
Por lá, os atendimentos seguem através do whats app, e-mail, redes sociais e telefone.
E para Tamires, o que as empresas informam ser fatores chaves para a contratação estão: comprometimento, interesse pela vaga, qualificação profissional, alguma experiência e principalmente, a estabilidade no último emprego.
E algumas dessas qualificações profissionais são o Pacote Office, principalmente o Excel, e funções administrativas.
Segundo ela, os candidatos que estiverem mais qualificados e focados no seu perfil pessoal, com certeza terão o “algo a mais” que as empresas procuram.
TAPEJARA
E em Tapejara conversamos com a proprietária da Agência Recrutah, Patrícia Conte.
Perguntamos à Patrícia como estava a situação das vagas de emprego em sua agência, e ela nos informou que:
“Continuam, mas diminuiu em alguns cargos, como por exemplo produção e serviços em geral. (…) Mas em outras funções, como por exemplo escritórios, atendimento no geral, vendas, mercados, área da saúde e limpeza, permanecem sem alteração por enquanto”
Ainda, de acordo com Patrícia a procura pelas vagas aumentou bastante. Mas, esses candidatos enfrentam dois grandes problemas: a falta de qualificação profissional e a experiência.
Já as empresas procuram profissionais com conhecimento na área financeira, área de saúde bucal, acompanhante de idosos, enfermagem, técnicos agrícolas, metalúrgicos e farmacêuticos.
E, além do conhecimento específico para a vaga, elas sentem falta de uma referência do último emprego, pois o comportamento e a estabilidade são levados em consideração na hora de contratar.
O QUE OS CANDIDATOS À VAGAS DE TRABALHO DEVEM FAZER?
Como percebemos nas entrevistas, quem está à procura de um novo emprego deve ficar atento à qualificação profissional que as vagas exigem.
Ou seja, se a pessoa quer trabalhar num escritório precisa ter conhecimento prévio em informática e noções administrativas.
| Na Escola Porthal oferecemos as duas qualificações, através do Curso de Informática Profissional e do curso completo de Gestão Empresarial.
Além disso, o candidato deve levar em conta seu comportamento e habilidades pessoais, como, por exemplo: saber trabalhar em equipe, ser comprometido, agir com ética e manter um bom relacionamento com colegas e superiores.
Então, o preparo deve iniciar tão logo a pessoa defina em qual área quer atuar.
No momento, a Escola Porthal oferece mais de 60 capacitações em turma, que estão sendo oferecidas, de forma provisória, pelo modo online, respeitando o decreto estadual.
Mas também já possuímos uma plataforma EAD com cursos que você pode fazer de onde estiver usando apenas o seu celular.
E O QUE AS EMPRESAS DEVEM FAZER?
Para as empresas o conselho é:
- Invista na capacitação dos seus colaboradores;
- Crie um ambiente saudável de trabalho
- Incentive seus colaboradores a agirem conforme a cultura da empresa
Pois o aumento da rotatividade não diz respeito apenas aos profissionais que ali estão.
Porque um ambiente em que o superior humilha, repreende os erros de forma ríspida e não valoriza o colaborador, não consegue manter ninguém motivado.
A sua equipe precisa entender qual é o propósito da sua empresa. E se você ainda não tem um, sugerimos pensar no “por que sua empresa existe?”
Então, além de criar esse ambiente mais saudável e incentivador, é a capacitação técnica que vai aumentar a produtividade e os resultados da sua empresa.
E com uma empresa mais organizada e produzindo melhor, você consegue empregar mais pessoas também.
No momento, a Escola Porthal faz parcerias com as empresas, oferecendo valores e condições especiais, pois nós sabemos da importância da educação e do preparo pessoal e profissional.
Entre em contato para maiores informações pelo fone 54 3342 6418 ou pelo Whats App: 54 98432-8334
QUE DICAS VOCÊ DARIA PARA QUEM ESTÁ PROCURANDO UM EMPREGO?
E se esse artigo foi útil para você não esquece de deixar o seu comentário e compartilhar com seus amigos!