Professora do Projeto Oportunidade em Santa Cruz do Sul realiza atividade sobre finanças pessoais

A professora Ana Paula Justen, que ministra as aulas para as turmas de Santa Cruz do Sul realizou uma atividade especial sobre finanças pessoais e ficou surpresa com o resultado.

A intenção da professora é a de incentivar os alunos a terem sonhos e, principalmente, a se planejar para realizá-los!

Conversamos com ela para saber um pouco mais sobre o projeto e a sua motivação para realizar as atividades durante as aulas.

Profe Ana, conte-nos um pouco sobre você e o Projeto Oportunidade em Santa Cruz:

“Me chamo Ana Paula Justen sou formada em Biologia, pós graduada na área da educação e mestre em Tecnologia Ambiental. Antes de voltar aos estudos (aos 27 anos), trabalhei em indústria e muitos anos no comércio, pelo qual tenho várias experiências no mercado do trabalho. Após me formar, ingressei na educação e hoje sou professora de Ciências em escola particular e do curso Oportunidades da Escola Porthal. Sou mãe atípica do Antônio de 5 anos e tenho muitos sonhos que me movem a aprender e compartilhar.”

E como foi a receptividade das turmas para realizar esse trabalho?

Temos 4 turmas em Santa Cruz do Sul de jovens de 12 a 18 anos. São participativos e abraçaram minha proposta de encenar várias situações de finanças pessoais. Assim, trabalhamos a educação financeira, sua importância e quanto é importante o planejamento. Por enquanto o tema foi abordado nas 2 turmas das quintas. E tivemos vários talentos se revelando!!

Profe Ana, qual é a importância de trabalhar com o tema “finanças pessoais’ com os alunos dessa faixa etária?

“É de extrema importância, pois é possível notar que muitos jovens não tem sonhos ou dificuldade em pensar sobre seu plano de vida e sendo assim, não tem objetivos e motivação para alcançar suas metas. Por isso, primeiro instigamos a questão de ter sonhos a curto, médio e longo prazo e depois a importância de planejar, orçar e poupar para alcançar seus objetivos, conforme a Metodologia DSOP ( diagnosticar, sonhar, orçar e poupar)”

Além disso, a educação financeira estará sempre presente em nossas vidas e é importante trabalhar isso desde criança, principalmente com jovens que iniciam sua vida profissional

Ana Paula Justen

Professora, Ana Paula, qual seu conselho para pais e jovens nessa faixa etária com relação ao futuro profissional?

“Que deve haver diálogo entre a família. Para que todos tenham consciência da renda e das despesas da casa. Para a família sonhar e crescer junto. Ter consciência do quanto podemos gastar é essencial, além de claro, sempre anotar todas as despesas fixas e variáveis para que possamos ver onde estamos gastando (ou investindo) nosso dinheiro.”

Podemos perceber, pela felicidade dos alunos, o quanto essa atividade foi importante e os fez aprender lições valiosas para suas vidas pessoais e profissionais.

Queremos parabenizar pela iniciativa da professora Ana Paula que demonstra todo seu comprometimento em preparar esses jovens não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida!

Nosso compromisso com a educação é diário, pois sabemos que somente através dela podemos transformar o mundo.