Top 5: como melhorar a concentração nos estudos durante a pandemia?

Como melhorar a concentração nos estudos? Estudar está longe de ser uma atividade prazerosa para a maioria dos brasileiros.

Infelizmente a maioria entende o momento como uma obrigação. Mas, sabemos que nos dias atuais quem não procurar se especializar em algo, vai ficar para trás.

O mundo mudou e a forma como as empresas enxergam o futuro profissional, também. Por isso, a maioria dos empresários preferem dar oportunidade para aquele profissional dedicado, que se esforça e gosta de estudar.

Você concorda que não tem faltado trabalho para aqueles profissionais que antes da pandemia dedicavam seu tempo livre em atualizações? Por exemplo, realizavam um curso para crescer dentro de sua área de atuação?

Pois é! Na hora que a crise chegou, quem estava melhor preparado a nível profissional e de estudos, com certeza saiu na frente.

Pensando nisso e no momento atual que vivemos diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, decidimos fazer esse artigo para motivar você a estudar durante esse período.

Em primeiro lugar, trace uma estratégia de estudos. Por exemplo: vou estudar de segunda a sexta, das 19h às 22h. Ao fazer isso, especificar o dia e o horário de estudo, seu cérebro automaticamente irá te lembrar desse compromisso e vai parar de te autossabotar.

Sabemos que não é fácil e nos primeiros dias vai ser muito difícil, mas não desista! Lembre do seu objetivo com isso, se profissionalizar, aprender uma nova habilidade, concluir a faculdade, enfim, lembra de deixar tudo às claras, certo?

Depois de fazer isso, preste atenção nessas 5 dicas de como melhorar a concentração nos estudos durante a pandemia:

1 – Crie o hábito da leitura

Um bom estudante precisa gostar de ler. Por isso, crie o hábito da leitura. Leia pelo menos uma página de um livro por dia e ao final do mês você vai perceber a grande diferença na sua vida.

2 – Crie o hábito de escrever

Agora que você já adquiriu o hábito de ler, vamos para o segundo passo: escrever. Essas duas ações por si só já irão fazer uma grande diferença na sua vida profissional. E isso vai ficar perceptível quando você precisar enviar um e-mail para o seu chefe ou até mesmo na hora de se expressar verbalmente para os colegas de trabalho.

concentração nos estudos

3 – Elimine as distrações para ter mais concentração nos estudos

Na hora determinada para estudar procure um ambiente mais tranquilo na sua casa. Evite ficar perto da TV ou a desligue. Coloque o celular no silencioso e o deixe em outro cômodo diferente do que está, pelo menos até o término do horário de estudo. Com essas ações você já vai ter um ganho surpreendente no seu rendimento escolar e vai aprender muito. Pois, estará concentrado nessa única tarefa. Experimente!

4 – Prefira estudar só

Às vezes estudar em grupo pode atrapalhar, isso porque um fica esperando pelo outro e isso atrasa a execução das tarefas. Depois de determinar os dias e os horários que vai estudar, especifique as matérias. Por exemplo, na segunda vou estudar português, na terça-feira matemática, e assim sucessivamente.

5 – Todos os dias mentalize a sua rotina de estudos

Isso vai ajudar a manter o hábito. Na hora de estudar, organize a sua mesa e seu material de estudos. Separe os livros que irá utilizar naquele dia, abra o caderno, coloque um copo com água perto de você, para evitar levantar toda hora para ir beber água. Coloque o celular para despertar a cada 30 minutos de estudos. Levante, estique o corpo, vá ao banheiro, pegue mais água e volte a atenção para o caderno.

Embora essas dicas sejam básicas, elas irão fazer toda a diferença na sua rotina de estudos. Siga o seu cronograma à risca, leve a sério como se estivesse mesmo indo para a escola. Aproveite o tempo que iria gastar para se deslocar até o trabalho ou a escola e faça algo de útil por você e que vai mudar a sua vida para sempre!

Se esse artigo fez alguma diferença para você, deixe a sua opinião nos comentários e bons estudos!