Aprenda como fortalecer a sua carreira e enfrentar a crise econômicas com esses seis passos.
Como fortalecer a sua carreira durante a crise?
Aprenda como fortalecer a sua carreira e enfrentar a crise econômica sem sofrer muitos impactos.
Você não sabe como fortalecer sua carreira no período de crise econômica?
Então, esse artigo irá te ajudar a manter a calma e agir de forma assertiva nesse momento difícil.
Pois nesse período, em que todos estão lutando para manter seus empregos, você precisará de um planejamento eficaz para manter tudo sob controle, sem entrar em desespero, afinal não é a primeira crise econômica que enfrentamos, então sabemos que isso vai passar.
Agora, é o momento certo de investir em si mesmo e mostrar seu profissionalismo, força de vontade e capacidade.
Dessa forma, preparamos seis dicas que lhe ajudarão a evidenciar suas competências e profissionalismo.
Leia, anote e o mais importante: ponha em prática, porque não temos tempo a perder!
1. Não entre em pânico e faça uma análise da sua carreira
Antes de tudo, mantenha a calma, tente organizar e priorizar suas tarefas e evite a procrastinação. E não deixe que a ansiedade e a cobrança pessoal prejudiquem o seu rendimento.
Por isso, analise suas habilidades, seus pontos fortes e fracos, sua formação e que rumo quer dar para sua carreira.
Depois disso, avalie:
- Qual o risco de você ser demitido;
- Se você deseja continuar nessa carreira;
- Pesquise que áreas estão em alta no mercado;
- Quais as suas possibilidades de mudança.
Então, planeje-se da melhor forma possível e deixe as preocupações de lado, só não vale deixar tudo planejado e não pôr em prática.
Por isso, as duas palavras que você deve ter em mente depois de planejar é: AGORA FAÇA!
Então, não se deixe levar pelo furacão da crise econômica, procure formas de inovar e mostrar o seu potencial.
Pois é nesse momento que você deve ser proativo, produtivo e manter a qualidade do seu trabalho.
Dessa forma, mostrará seu profissionalismo e competência, aumentando suas possibilidades de manter-se no emprego e se caso perdê-lo, será integrado no mercado rapidamente.
2. Aprimore as habilidades essenciais
Para sobreviver no mercado de trabalho durante a crise econômica e se destacar perante outros profissionais, devemos aprimorar algumas habilidades que são essenciais, sendo elas: resolução de problemas, criatividade, liderança e gestão de risco. Por isso, se você não tem boa desenvoltura em algumas dessas competências, precisa desenvolvê-las.
Vamos listar alguns livros e cursos que podem lhe ajudar nesse processo.
Livros:
- Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie
- Pense simples – Gustavo Caetano
- A grande magia – Elizabeth Gilbert
Cursos: Liderança, Empreendedorismo e Inovação – Design Thinking.
Prepare-se para encarar tudo que pode acontecer durante e após a crise econômica.
3. Invista no Personal Branding para fortalecer a sua carreira!
Para você entender a importância do Personal Branding primeiro precisa entender o conceito.
Personal Branding está relacionado a como você é visto, com o que o associam, quais suas qualidades e como deseja ser reconhecido.
E está ligado à gestão da sua marca pessoal e não somente a gestão de suas redes sociais. Não é se autopromover; está mais relacionado ao seu valor e se é visto como uma autoridade no assunto.
“Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala” – Jeff Bezos.
Qual é a importância do Personal Branding?
O Personal Branding é muito importante no momento de crise econômica, pois te auxilia a destacar-se da multidão, desenvolvendo um perfil profissional mais confiável. Além de capturar a atenção das pessoas e gerar novas recomendações.
“Personal Branding é construir a autoridade que faz com que as pessoas prestem atenção em sua mensagem, querendo compartilhá-la e recomendá-la aos outros” – Mark Traphagen.
Por isso, a gestão da marca pessoal é um processo contínuo que te fortalece nos momentos de fragilidade.
Então, busque mais informações sobre esse conceito e ponha em prática as estratégias que lhe destacarão!
4. Fortaleça seu Networking
Outra forma de fortalecer sua carreira durante a crise econômica é investir no seu Networking.
O QUE É NETWORKING?
O conceito de Networking vem de cultivar uma rede de contatos, possibilitando o relacionamento, as trocas de informações e conhecimentos. É um processo mútuo.
Por isso, manter o contato com pessoas inspiradoras que cooperam com o seu crescimento pessoal e profissional é de suma importância para te motivar e consequentemente melhorar os seus resultados.
Mas, você deve aprender a aproveitar as oportunidades. Então, tente auxiliar quando os outros precisam e no momento que você precisar, terá com quem contar!
Afinal, no momento de crise, todos precisam de ajuda, então seja um bom ouvinte e tente ajudar de forma direta ou indireta; assim as pessoas poderão retribuir sua atenção e tentar lhe ajudar também.
Pense em networking como um processo de trocas e não apenas de ganhos.
Além disso, aproveite esse momento de crise em que as pessoas ficam mais receptivas e fortaleça sua rede de contatos, dessa forma, você poderá abrir portas para as novas possibilidades!
5. Invista em qualificação – faça cursos!
Investir em qualificação significa estar um passo à frente de seus concorrentes.
A propósito, enquanto muitos profissionais no momento de crise esperam a situação se acomodar, você não estará parado e por isso, quando tudo voltar ao normal, seus concorrentes não irão lhe alcançar, porque você estará alguns passos à frente deles!
Por isso, é nesse momento de crise que você deverá procurar cursos que lhe auxiliem a aperfeiçoar-se e descobrir novas habilidades.
E como existem vários cursos, especializações, palestras e e-books gratuitos e/ou com valores que cabem em seu orçamento, basta ter vontade de se aprimorar e focar na sua preparação!
Então, nunca pare de estudar, mantenha-se sempre atualizado, caso contrário você ficará para trás e outros tomarão o seu lugar.
Portanto, identifique quais os pontos que você precisa melhorar como profissional e se esforce para minimizá-los.
6. Novas oportunidades
Para fortalecer sua carreira durante a crise econômica esteja aberto à novas oportunidades. Pois no momento de crise você deverá considerar diversas formas de trabalhar.
Afinal, o mercado profissional vem se modificando e flexibilizando ao longo dos anos, dessa maneira, estão surgindo várias possibilidades de emprego.
Fique atento às possibilidades!
Verifique quais as alternativas que se encaixam em sua carreira, porque existem diversas modalidades no mercado como: terceirização, freelancer, consultoria, parcerias, serviços entre outras.
E tudo isso, além de lhe proporcionar uma nova visão, podem também lhe gerar uma boa renda extra.
Por isso, não descarte nenhuma possibilidade, faça uma lista com as que mais se encaixam com sua carreira e preferências e pesquise o que você precisa para começar, se puder já coloque em prática.
Continue firme em seus objetivos!
Então, agora que você já sabe o que fazer para organizar e fortalecer a sua carreira e que não deve entrar em pânico, mas sim fazer uma análise profissional, fortalecer sua marca pessoal e seu networking, se qualificar e estar aberto à novas oportunidades, mãos à obra, coloque tudo em prática!
Por isso, não subestime o seu potencial! Você consegue tudo que estiver disposto a fazer acontecer!
Pois o importante é não deixar que o medo e a ansiedade lhe paralisem, dê um passo de cada vez. E quando perceber a crise já passou e você saiu vivo de mais uma luta.
Se esse artigo te motivou a fortalecer sua carreira e não se estagnar, deixe seu comentário que vamos adorar saber sua opinião.
Artigo criado por Shaiane Soares
Edição e Revisão por Milene Farias