82% dos alunos desse professor já estão empregados! Descubra os segredos dele!

Renan Jules Féo Poncet, nosso professor de Vacaria, trabalha conosco desde 2021 e fez com que 82% dos alunos dele estejam empregados! A grande maioria, em seus primeiros empregos!

Conversamos com ele para saber quais são “os segredos” que tornam suas aulas tão eficientes a ponto de os alunos conquistarem seus objetivos muito antes de concluir o curso.

Renan é graduado em Ciências da Computação pela Unifacvest e iniciou sua trajetória profissional no setor comercial. Mais tarde adquiriu experiência em grandes empresas multinacionais no setor de Logística, como a Invensys e a Robertshaw.

A paixão pela sala de aula e sua jornada acadêmica começou por incentivo dos seus próprios líderes.  E, por muitos anos trabalhou como professor universitário, não só isso, Renan também desempenhou um papel ativo na captação de alunos e nas atividades comerciais.

Além de ser um professor extremamente dedicado com seus alunos,  ele também se declara um homem de fé, pois acredita que, ao estudar e seguir os ensinamentos da Bíblia, ela nos aconselha em muitas áreas da nossa vida.

Por que você se tornou professor?

Essa foi uma das principais perguntas. Pois acreditamos que o que transforma uma pessoa comum e uma pessoa e profissional extraordinária é o seu grande porquê, a sua grande motivação central. E isso foi o que o professor Renan respondeu:

“Me tornei professor porque, por incrível que pareça, apesar de eu brincar que eu não seria nunca, ou que era algo muito fácil, percebi que a vida em sala de aula é um desafio, e se tem desafio é comigo mesmo, pois os alunos enfrentam dificuldades diferentes. (…) as pessoas ficam presas a um excesso de informação inútil vindo da internet e nosso papel hoje como professor, além de ensinar, é colocar a cabeça do aluno no lugar certo, com o conhecimento que realmente vai ser útil para ele na vida profissional e mercado do trabalho.

Como você alcançou esse dado tão impressionante de ter mais de 80% dos alunos trabalhando?

“Eu atribuo, primeiramente a Deus, que tem abençoado o nosso trabalho e também a nossa equipe da Escola Porthal, desde os nossos diretores, Giovani que sempre está apto a nos ajudar e orientar, a coordedora Letícia e ao Gilberto que sempre estão motivando a gente , Alini, que faz a gente ser alguém melhor, e também a Josiele (Tapejara) e ao Eduardo (Marau) da secretaria que quando precisamos eles nos ajudam, atendendo os pais e alunos e esclarecendo as dúvidas deles.”

Renan atribui o sucesso não apenas ao que ele trabalha em sala de aula, mas ao trabalho em conjunto, em sintonia com um objetivo que gera esse sucesso. Isso reforça nosso posicionamento diário de que é preciso comprometimento da equipe, dedicação dos alunos e também, a participação em sala de aula.

E como é a condução das aulas para que isso aconteça, para que os alunos se interessem e consigam ser contratados. Existe alguma metodologia que você segue, algo que você perceba que faz a diferença?

R: Minha metodologia é baseado em uma passagem bíblica: Tiago 1:22-25 (NVI) afirma:

“22. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. 23. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho 24. e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. 25. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa palavra, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.”

O professor Renan afirma que em sala de aula o aluno não deve apenas absorver o conhecimento, ele deve praticá-lo. Só assim as coisas funcionam e ele consegue o que deseja.

Além disso, ele frisou que o conhecimento é o nosso maior patrimônio, ninguém pode roubá-lo, mas este patrimônio tem que virar um ativo em nossas vidas, ou seja, o conhecimento só vira um ativo quando praticamos e aí conquistamos nossos objetivos.

Como você vê a importância do seu trabalho hoje e o da escola também como um papel na sociedade. Qual é o impacto que nós podemos causar e como podemos mudar/construir um futuro diferente?

R: “Nosso propósito é muito importante dentro da sociedade, porque nós temos a condição de atender a demanda de dois grupos diferentes e criar “uma ponte”, de um lado as empresas e organizações que precisam de mão de obra qualificada (nossos alunos) e de outro, nossos alunos em busca de uma e/ou da sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. E sobre o futuro, nossas ações do presente ajudam a construí-lo e por isso nosso papel como escola e docência é levar nosso aluno ao entendimento que ele ter que se aprimorar para o futuro, pois novas tecnologias surgem, e que o foco do presente até pode ser o primeiro emprego, mas para o futuro tem que ser uma profissão.”

Depois de mais de 1000 alunos treinados em toda a carreira academia de Renan, podemos concluir que o sucesso não se constrói sem 3 pilares: ter um propósito claro, ter fé e colocar em prática o que se aprende.

Agradecemos o empenho e dedicação do professor Renan e também de toda a equipe que contribui, ativamente para o sucesso do projeto Oportunidade que já tem mudado a vida de mais de 8 mil alunos em todo o Brasil!

Entre em contato com nossa equipe e seja um aluno Porthal você também! Clique aqui