Para ser contratado você precisa se preparar e saber o que as empresas estão buscando em um profissional.
E, caso você acredite que somente uma formação no ensino superior ou a experiência na função em questão são os únicos pré-requisitos para que uma empresa faça a contratação, leia com atenção esse artigo.
Hoje em dia as empresas estão buscando em um profissional multidisciplinar, isso porque a maioria das funções pedem uma gama de habilidades e um dinamismo que, profissionais que só sabem fazer uma única coisa, não conseguem se adaptar.
O que estamos querendo te mostrar é que não basta você chegar lá e dizer que tem 5 anos de experiência na área ou tem a formação em X área do conhecimento. As habilidades interdisciplinares como: informática, adaptabilidade, rotinas de trabalho em equipe, visão global e comprometimento com a empresa e com o próprio autodesenvolvimento são as maiores carências que toda empresa relata em relação aos seus candidatos.
Além disso, outra coisa que elas buscam, são profissionais focados nos resultado e na inovação que eles podem causar dentro de uma empresa, não importando o setor.
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Isso tem a ver com não ter medo de resolver problemas e manter uma visão do todo do negócio em cada ação, sendo consciente de como sua função e suas decisões podem afetar o todo.
Para elucidar melhor tudo o que estamos te contando aqui, preste atenção nessa pesquisa feita pela Robert Half em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral que tinha como objetivo identificar o que os recrutadores mais valorizavam na hora de contratar alguém.
- Mais de 80% dos 714 líderes entrevistados destacaram a experiência prévia como o principal fator de decisão na hora de contratar
- Fit cultural (62%)
- Formação acadêmica (36%)
- Indicação do candidato por pessoas relevantes (31%).
Nesse artigo queremos destacar as duas primeiras:
A experiência, porém, não referente à função e sim ao desempenho das antigas atividades
Como já dissemos anteriormente, as empresas buscam um profissional que seja motivado para o resultado, isso significa que não importa onde você trabalhou anteriormente e em qual função.
Então, o que as empresas querem saber são os resultados e o que você fazia naquela função:
- “Criei um processo que evitava em até 20% o desperdício de produtos”
- “Consegui unir a equipe de vendas e manter a porcentagem de fechamento em 80% que antes era de 50%”
- “Elaborei um método de captação de novos clientes que facilitou o trabalho da equipe de vendas.”
- “Liderei uma equipe de 6 pessoas e ao final do ano ganhamos prêmio da empresa por excelência de trabalho”
Enfim, o que você fez de útil, importante ou inovador na sua antiga função?
Mas é claro que é melhor ainda se os seus bons resultados forem na mesma área ou função da atual vaga, mas, em caso de ser diferente, é a sua capacidade de realização que conta mais pontos contra os outros candidatos.
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Alinhamento de valores e propósito são o que as empresas estão buscando em um profissional
E outro item extremamente importante no ponto de vista dos recrutadores de uma empresa está no alinhamento dos valores e propósito.
Isso significa que várias das perguntas feitas numa entrevista visam entender sobre o seu lado pessoal no sentido do que te motiva na vida e qual é a sua visão de presente e futuro.
Afinal, o que são valores?
Os valores são aqueles que não abrimos mão, por exemplo, você é um profissional mega criativo, quer liberdade para trabalhar, produzir e criar, tem alguns problemas com regras rígidas sobre o processo de criação de algo e então decide entrar numa empresa que é conservadora e que tem líderes que mantém o discurso do “sempre foi feito assim”.
Você, enquanto profissional, vai se frustrar com o tempo, porque os seus valores e os da empresa simplesmente não fecham.
Por isso, procure identificar seus próprios valores antes se perguntando: o que eu valorizo, o que não abro mão, o que me deixa triste, o que me motiva a trabalhar?
E sobre o propósito tem mais a ver com o seu senso de direção: para onde estou indo.
Mas fique calmo, você não precisa ter essa resposta na ponta da língua, basta ser sincero com o que deseja atingir com seu trabalho e isso pode ter a ver com dar uma condição melhor de vida para sua família nesse momento, por exemplo.
Porque quando uma pessoa consegue ter uma visão de futuro ela certamente será mais comprometida e focada em resultados.
As empresas estão buscando em um profissional que tenha formação multidisciplinar
Quando falamos sobre formação você logo pensou em um curso superior, certo?
Porém, não é só isso que garante uma contratação.
Novamente, é importante lembrar que, caso você tenha formação, pode sim contar pontos a mais, porém, não adianta ter diploma se te faltam todas as formações multidisciplinares que, de fato, fazem a diferença no dia a dia de uma empresa;
Essas são algumas das formações multidisciplinares mais buscadas pelas empresas:
- Saber informática – não apenas navegar na internet, mas saber trabalhar com armazenamento na nuvem, ferramentas de trabalho como word, excel, ajuste de documentos etc.
- Ter uma visão global – conseguir ver o todo: cada setor e pessoa que faz parte da empresa e entender como uma decisão pode afetar a todos;
- Iniciativa e acabativa – não basta apenas erguer a mão e trazer ideia, mas sim, definir quem, como e quando essa ideia será feita.
- Criatividade – uma pessoa criativa consegue resolver problemas com mais eficiência e rapidez;
- Planejamento e organização – não importa qual é o setor que você atua, ser uma pessoa organizada e que sabe se planejar, evita que você perca prazos e entregue tarefas com atraso.
- Liderança – líder não é aquele que manda, sim, aquele que motiva as pessoas à sua volta a dar o seu melhor, a recomeçar em casos de desânimo, a ver os erros como oportunidades de aprendizado. Um líder inspira a olhar para frente e não incentiva discursos vitimistas ou pessimistas.
- Comunicação eficiente – saber se comunicar, de forma clara, educada e firme é um desafio no mundo empresarial e é justamente por erros de comunicação interna que os maiores problemas acontecem.
Você percebeu como nenhuma dessas habilidades são matérias da faculdade? E sim, habilidades que você pode desenvolver por conta própria ou buscando cursos e livros?
Por isso, é importante você saber o que as empresas estão buscando em um profissional, para que você chegue preparado e conquiste a sua vaga de emprego.
E aí? Você seria contratado hoje pelas suas capacidades multidisciplinares?