Aprenda como superar a crise e manter o seu negócio encantando os seus clientes.

Como  encontrar maneiras de encantar seus clientes?

Em tempos de crise o que os empreendedores precisam saber fazer é encontrar maneiras de encantar seus clientes.

Então, para superar a crise e manter seu negócio, além da criatividade, foque no relacionamento com eles.

Se você está preocupado com seu negócio e quer lutar para mantê-lo durante e após a crise econômica, mas não sabe como, nós vamos lhe ajudar!

Por isso, esse artigo vai lhe dar alguns insights com o objetivo de lhe incentivar a pensar e encontrar várias ideias para encantar seus clientes.

Mas primeiramente, você precisará entender quais são as necessidades e desejos do seu público e quais são os seus desafios nesse momento.

Portanto, quem não entende o que público necessita não vende, pois está vendendo algo que as pessoas não precisam no momento.

Só quem realmente sabe do que seu cliente precisa vai sobreviver ao pós-crise.

Sendo assim, você deverá adaptar seu produto, atendimento e entrega conforme a necessidade do seu público e dessa forma conquistará seus clientes.

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Para superar a crise é muito importante ter três palavras em mente nesse momento, sendo elas adaptação, criatividade e persistência.

Para ajudar, vamos lhe mostrar algumas maneiras de como encantar seus clientes:

1.   Ter atendimento de excelência para encantar os seus clientes

A primeira maneira de encantar os seus clientes é com o atendimento.

Porque as pessoas buscam serem atendidas da melhor forma possível, então dedique o seu tempo a ouvi-las, entendê-las e ajudá-las.

Todos buscam se sentir especiais!

E, por isso, você poderá personalizar seu atendimento, para construir um relacionamento com o cliente fazendo com que eles comprem de você e não com seus concorrentes.

Uma forma de melhorar seu atendimento é interagir de maneira humanizada. Por isso invista no treinamento da sua equipe.

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2.   Proporcionar experiências memoráveis é a melhor forma de encantar os seus clientes

Para ajudar a encantar seus clientes você deverá tornar cada experiência memorável.

Além de vender um produto ou serviço você deverá proporcionar uma experiência inesquecível para seu público!

Dessa forma, você terá um lugar especial na mente do seu consumidor e fortalecerá a sua lembrança de marca.

E um exemplo disso são os recados que as marcas estão enviando junto com seus produtos para os clientes, um simples recado escrito à mão de forma personalizada já faz seu cliente se sentir especial.

E outra maneira de mostrar que você se importa com o cliente é realizar o pós-venda, com a intenção de fortalecer o relacionamento com ele.

O pós-venda também é uma oportunidade de saber se o cliente ficou satisfeito e como você poderá melhorar.

Como encontrar maneiras de encantar seus clientes?

3.   Oferecer combos para encantar os seus clientes

Outra forma é fazer combos dos seus produtos ou serviços, mas com produtos que seus clientes precisam, não com aqueles que estão no estoque e ninguém quer.

Um exemplo: os cabeleireiros poderiam fazer um combo com corte, pintura e hidratação, assim seus clientes poderiam optar pelo combo em vez de um único serviço.

E uma vantagem dos combos é que os clientes pagam menos adquirindo o combo do que comprando cada item separado, dessa forma, tanto empresa quanto cliente saem ganhando.

4.   Conceder momentos uau!

E nada mais criativo para encantar seus clientes do que os momentos “uau!”

Os momentos “uau” são aqueles onde você consegue surpreender seu cliente e fazê-lo se sentir especial.

É o que acontece quando a empresa vai além de suas obrigações e utiliza uma situação desfavorável para surpreender e agradar seu cliente.

Um exemplo disso foi um caso da Nubank.

Uma cliente ligou para o Nubank pedindo um novo cartão porque havia perdido o seu e precisava comprar o bolo de aniversario da filha.

E durante a conversa eles souberam que a filha da cliente era fã da princesa Sofia.

Então, junto com o novo cartão enviaram uma carta escrita à mão além da varinha, da coroa e do vestido da princesa Sofia!

Dessa forma, eles surpreenderam a cliente e a filha, e criaram um momento em que a cliente realmente disse “uau”.

Por isso, apostar na experiência do cliente e no fator uau causa encantamento, satisfação e fidelização.

Saber que algo foi feito só para você é encantador e deixa os clientes ainda mais próximos de sua marca.

5.   Resolver os problemas rapidamente ajuda demais a encantar os seus clientes

Tente evitar os problemas com os clientes, caso acontecer algum imprevisto, tente consertá-los o mais rápido possível.

Dessa forma, mostre agilidade na resolução dos problemas!

Sempre que sua empresa cometer um erro, assuma-o e faça o melhor para não deixar o cliente sair prejudicado, tenha empatia e demonstre preocupação.

Você também vai mostrar confiança se oferecer uma garantia de que não ocorrerão imprevistos desagradáveis, um exemplo pode ser na entrega, se o produto não chegar na hora prevista terá um desconto ou algo do tipo, algo que deixe o cliente mais seguro.

Como encontrar maneiras de encantar o seu cliente?

6.   Usar a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada para o seu negócio e um fator decisivo para encantar os seus clientes!

E com um pouco de criatividade você poderá descobrir várias formas de usar a seu favor.

Então, se você vende algum produto em sua loja física, poderá, por exemplo, vender pela internet para expandir suas vendas.

É no momento de crise que surgem ótimas ideias!

Pois elas nos fazem sair da zona de conforto e buscar diversas formas de salvar nosso negócio.  

7.   Dar ao cliente uma degustação do produto

A degustação serve para despertar a vontade no seu público e deixar um “gostinho de quero mais”.

Dessa forma, ela é importante para a captação de novos clientes, pois para o seu negócio sobreviver ao pós-crise deverá manter os clientes que já tem e conseguir novos.

Algumas formas de degustação são disponibilizar receitas com o seu  produtos, dar dicas úteis, fazer lives ou workshops relacionados aos seus produtos ou serviços.

Um exemplo disso pode ser uma academia.

Ela pode aproveitar esse momento em que as pessoas estão em quarentena e lançar uma aula experimental online com alguns exercícios que as pessoas possam fazer em casa. 

Assim, o público teria um pouco da experiência das aulas da academia e ainda poderia ficar com vontade de frequentar essa academia assim que possível.

Agora que você aprendeu algumas maneiras de encantar seus clientes coloque sua cabeça para pensar e exercite sua criatividade!

Anote várias ideias! Peça sugestões para amigos e pessoas que trabalham com marketing, por exemplo.

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Dicas de livros de vendas

DICAS DE LEITURAS:

  • Vendas em tempos de crise: Como gerar resultados quando ninguém está comprando – Tom Hopkins
  • O jeito Disney de encantar clientes – Disney Institute
  • Guiados pelo encantamento – Joseph A. Michelli
  • Gestão do relacionamento e Customer Experience – Roberto Madruga
  • Atendimento 5 estrelas: encante seus clientes e conquiste grandes resultados – Leonard Inghilleri e Micah Solomon

Ahhh, só um lembrete: clientes encantados são promotores e defensores da marca.

Então, se nosso artigo lhe incentivou a ser mais criativo e agir para manter seu negócio, deixe seu comentário, compartilhe e incentive mais pessoas a fazer o mesmo.

Texto escrito por: Shaiane Soares

Revisado por: Milene Farias

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