O que o mercado de trabalho espera dos profissionais do futuro?

Hoje em dia ter um diploma de faculdade não é mais garantia para conquistar um bom emprego.

Não é que a faculdade não seja importante, mas não é mais o único fator que facilita a contratação.

Isso porque os profissionais do futuro precisam desenvolver novas habilidades para crescer no ambiente corporativo.

E para ajudar você a se destacar e conquistar seus objetivos, listamos algumas dicas de como os profissionais do futuro estão se preparando para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho!

1 – Flexibilidade dos profissionais do futuro

Começamos com a primeira habilidade: ser flexível para saber se adaptar a qualquer tipo de situação. Um exemplo são aqueles profissionais que souberam se adaptar durante a pandemia.

São nesses momentos em especial que vai pesar o quanto você sabe e o quanto consegue ser flexível para se adaptar ao novo diante de adversidades ou não.

Portanto, para ser um profissional mais flexível você vai precisar:

• Ser resiliente;
  • Saber receber feedbacks;
  • Aprimorar seus conhecimentos;
  • Ouvir com atenção;
  • Não ter medo da mudança;
  • Dar asas a sua imaginação;
  • E, principalmente, ser curioso.

2 – Os profissionais do futuro devem se comunicar bem

A falha na comunicação no ambiente corporativo pode destruir todo o clima organizacional. Por isso, os profissionais do futuro obrigatoriamente deverão desenvolver a habilidade em se comunicar bem.

Para se comunicar bem, invista em primeiro lugar, numa linguagem simples, objetiva e direta. E tome sempre o cuidado em não deixar dúvidas sobre o que quer dizer.

Além disso, para se comunicar melhor você pode:

• Aprender a escutar;
  • Aprender a fazer perguntas
  • Ter clareza quanto os objetivos da conversa;
  • Ter uma opinião com olhar profissional sobre o tema;

3 – Seja resiliente

A palavra resiliente é bastante utilizada no ambiente corporativo. E resiliência nada mais é do que a capacidade que os profissionais do futuro têm em se adaptar e evoluir em momentos difíceis.

Ou seja, os profissionais do futuro resilientes são capazes de se adaptarem com facilidade, são otimistas, possuem inteligência emocional, eles têm a autoestima elevada e etecetera.

Além disso, de uma forma geral, a resiliência é algo que nos ajuda a nos posicionarmos diante dos desafios de maneira positiva, sempre entendendo que todas as experiências pelas quais passamos na vida são essenciais para o nosso crescimento e desenvolvimento enquanto seres em constante evolução.

4 – Continue aprendendo

Os profissionais do futuro são focados em aprender. Ou seja, não importa quantos cursos ou graduações possuam, eles sabem que sempre há algo novo a aprender. Além da experiência profissional, buscar aprender sobre a nova função vai fazer toda a diferença no ambiente corporativo, podendo inclusive, contribuir com um aumento de salário ou promoção.

5 – Seja criativo

Você sabia que para ser criativo basta estudar e se dedicar a desenvolver a criatividade? Exatamente isso. Para ser criativo é estudo e treino constante. No livro – Roube como um artista, do autor, Austin Kleon, ele dá dicas de como desenvolver essa habilidade para ter sucesso nos negócios.

Basicamente, desenvolver a criatividade segundo o autor consiste em, buscar um artista ou um profissional de sucesso que você admira, por exemplo, e começar a observar sobre o que ele gosta, quem ele copia, em quem o influencia, e tome tudo isso para si. Até chegar um momento em que não mais estará copiando o artista que admira porque isso já tomou posse de você.

Esse é um exercício para ativar a sua criatividade, porém, ele é baseado em muita prática e treino. Mas não é legal saber que a criatividade pode ser desenvolvida com base em estudo e treino ao ser quebrado o mito da criatividade nata?

Se gostou dessa dica comece a praticar já!

6 – Gestão humanizada

Será que o termo liderança está no passado? Diante de tudo o que tem mudado no ambiente corporativo, o termo pretende a se atualizar e que tal, Gestão Humanizada? Isso é para mostrar que apesar do domínio das máquinas, elas jamais irão conseguir ser humanizadas como o ser humano. E por isso, não deixar essa habilidade de lado fará toda a diferença no ambiente corporativo dos profissionais do futuro.

Para você ter ideia, segundo uma pesquisa realizada pela Gallup, empresa americana com foco em pesquisa de opinião, 70% do nível de engajamento dos colaboradores está diretamente ligado à qualidade do líder. Ou seja, aplicar a Gestão Humanizada, além de aumentar essa estatística ainda irá melhorar o desempenho da equipe e criar um ambiente saudável.

E para finalizar, os profissionais do futuro ainda deverão possuir habilidades com informática e tecnologia com foco em vender mais.

O profissional que souber utilizar corretamente essas ferramentas e gerar mais resultados para a empresa, com certeza ganhará destaque no meio e com possibilidades de ganhos melhores.

Portanto, se esse artigo fez algum sentido para você e pretende desenvolver algumas dessas habilidades, fale agora mesmo com um de nossos consultores e vamos te ajudar a escolher o melhor curso profissionalizante para que você deixe de perder tempo e comece a se especializar já!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!