Veja como uma professora estimulou a prática da inovação e criatividade em sala de aula

A professora e psicóloga Elizabeth de Abreu realizou um projeto incrível em Farroupilha- RS! Ela surpreendeu as turmas com uma proposta inovadora: criar um projeto de negócio sustentável, atendendo a demanda de uma vida saudável. Compreendendo que somos seres biopsicossociais.

Os alunos então, precisavam escolher entre uma dessas esferas: algo na área da saúde física, psicológica ou ainda, na área psicossocial (relacionamentos). E, com base nisso, criar uma solução inusitada.

O PASSO A PASSO DA CRIAÇÃO DOS PROJETOS

A primeira coisa que a professora fez foi ajudar a turma a identificar os problemas que poderiam ser atendidos. Logo após, iniciaram a construção de todo o Plano de Negócio.

Além disso, para a construção da marca, eles também precisaram criar a logo, pensar no uso correto das cores, público alvo etc. Exatamente como uma empresa real.

Essa prática os ensinou lições muito importantes sobre planejamento e comunicação empresarial!

O ESTÍMULO DA COMPETITIVIDADE

Desde o começo, todos levaram muito a sério o projeto e se envolveram com todas as etapas da construção da marca.

Afinal, eles sabiam que os projetos seriam avaliados por uma banca, seguindo critérios de avaliação, como mostra um trecho do documento criado pela professora Elizabeth:

A atividade fez com que eles aprendessem, na prática, a estruturar todo um negócio e os ensinou a competição saudável.

Justamente porque na vida profissional eles irão enfrentar diversas situações em que, ser competitivo de forma ética e criativa será importante para o crescimento deles.

A RECEPTIVIDADE DOS ALUNOS COM O PROJETO

A professora Elizabeth observou a dedicação e empenho dos alunos para entregar o melhor projeto.

Tanto que a banca, composta por uma pessoa da área comercial, outra da área da saúde e uma da área financeira, ficaram surpreendidos com a criatividade dos alunos.

Inclusive, um dos requisitos era de que a ideia fosse inovadora. Eles não poderiam copiar qualquer coisa existente, e a proposta de solução precisava ser original.

O projeto, relata a professora, atendeu aos objetivos:

“Eles apresentaram como “gente grande” A própria banca elogiou a desenvoltura deles. Foi fantástico!”

OS CONCEITOS TRABALHADOS COM O PROJETO DE EMPREENDEDORISMO

Além da parte de planejamento de negócios, criatividade e conceitos de inovação, eles também colocaram em prática o que aprenderam sobre comunicação e oratória.

Alguns deles, durante a apresentação, criaram até mesmo adesivos e foram com roupas semelhantes para representar com fidelidade a ideia do projeto deles, inclusive, criando sites!

O projeto foi criado justamente para estimular vários conceitos teóricos aprendidos durante as aulas. E foi surpreendente como eles compraram a ideia. Vários até relataram querer desenvolver, na vida real, esse projeto, mostrando como foi grande o envolvimento e a dedicação deles.

“A intenção com esse projeto, além da prática, foi a de estimular seres humanos que pensem, que sejam criativos e que se preocupem com as pessoas.”

Finalizou a professora Elizabeth de Abreu.

Nós, da Escola Porthal, nos sentimos orgulhosos por termos profissionais diferenciados, que se comprometem com a educação de qualidade e estão dispostos a dar o seu melhor em sala de aula.

Queremos parabenizar a professora pela iniciativa e aos alunos pela participação!