7 dicas de produtividade para quem quer trabalhar em casa

Se você quer trabalhar em casa ou sonha em poder trabalhar em casa, aqui estão 7 dicas de produtividade.

Com um aumento de mais de 300% nas vagas em home office em 2020, ser produtivo pode te ajudar a dar conta da rotina de trabalho, casa e família.

E iniciamos março de 2021 novamente com lockdown e muitas empresas precisaram fechar as portas mais uma vez.

Por isso, com a maioria dos escritórios fechados, estamos todos nos adaptando e nos ajustando a essa nova realidade de “trabalhar em casa” que pode durar semanas ou até meses, para alguns será o estilo de trabalho adotado para sempre.

Felizmente, trabalhar em casa pode ser uma oportunidade para aumentar sua produtividade e bem-estar, se bem feito.

Na verdade, você pode se tornar super produtivo no mesmo espaço em que dorme, come, vê Netflix e conversa por vídeo com sua família e amigos.

Mas é claro que precisamos ser criativos, pois trabalhar em casa traz flexibilidade e seus próprios desafios.

Estou compartilhando com você 7 maneiras pelas quais você pode aproveitar seu ‘escritório’ em casa para obter o máximo de produtividade e bem-estar, porque todos nós devemos assumir a responsabilidade agora e #ficaremcasa.

1- Defina seus limites de horário de trabalho

A primeira coisa que você precisa determinar é quando você  realmente  vai trabalhar, para que possa criar uma divisão clara e saudável entre o tempo de trabalho e o tempo livre.

Temos a tendência de nos distrair do foco principal do dia e também de trabalhar além de nossas horas e sacrificar as horas de descanso e o sono.

Portanto, certifique-se de comunicar claramente o seu horário às partes interessadas de trabalho para que saibam quando você estará disponível.

E o mesmo vale para a  família   que pode não estar ciente de sua agenda, assim, evita interrupções o tempo todo ou precisar responder e-mails durante o jantar.

Por isso, esteja 100% presente, seja responsável e mantenha o foco.

2- Organize um local de trabalho para trabalhar em casa

Para se manter focado e produtivo, você precisa alocar um  local específico  em casa onde possa fazer seu trabalho.

Por isso, crie uma divisão clara entre o seu espaço de trabalho em casa e o resto da sua casa. Assim que você entrar em sua área de trabalho, isso deve significar uma coisa: trabalho.

Porque nosso cérebro tende a construir fortes associações mentais com lugares e sentimentos. O fato de  poder  trabalhar na cama não significa que deva.

Certifique-se de que você tem tudo que precisa para executar um bom trabalho.

E esse tudo pode ser, além disso é seu computador pessoal, o acesso aos seus arquivos, bom wi-fi e um lugar isolado para reuniões online, de preferência com um fundo.

3- Crie e mantenha uma rotina para trabalhar em casa

Ao adotar rotinas diárias você poupa o seu cérebro de gastar energia à toa decidindo o que precisa ser feito todos os dias.

Por isso, organize um cronograma semanal ou mensal e divida as tarefas nele bem como os intervalos e um tempo “reserva” para urgências.

O que você pode fazer é adotar um planner ou fazer uso de uma agenda eletrônica para controlar seus compromissos e atividades.

4. Comunicação é muito importante ao trabalhar em casa

Como você não está num ambiente em que a qualquer momento poderia falar pessoalmente com alguém para tirar dúvidas ou entregar suas demandas, crie você um sistema de comunicação.

Você pode usar o Zoom para reuniões semanais, e-mail para relatórios diários ou Trello para gerir todas as tarefas e sinalizar com anotações pertinentes quando forem necessárias.

Você pode gostar desse artigo: Tudo o que você precisa saber para ganhar bom salário

Você pode querer ler também “Como ser um Profissional de Sucesso”

5- Interação Social

Não devemos passar por momentos difíceis sozinhos.

Porque os humanos são criaturas sociais por natureza. As primeiras civilizações começaram quando os humanos se reuniram e formaram tribos.

Mas o auto-isolamento por longos períodos de tempo mostrou aumentar a depressão e a ansiedade, mesmo em pessoas saudáveis. Isso também pode diminuir a saúde do seu sistema imunológico.

Isso não significa que você não pode fazer conexões com as pessoas ou interagir socialmente durante o dia de trabalho. Precisamos apenas ter mais recursos (felizmente, temos mídia social e muitos avanços nos recursos de vídeo).

Muitas empresas encontraram maneiras de combater isso e garantir que os membros da equipe permaneçam conectados e socializando.

Use vídeo chamada do WhatsApp, Zoom para trocar ideias e jogar conversa fora de vez em quando.

6- Fique Ativo

Você passa a maior parte do tempo sentado em uma cadeira com movimentos mínimos? Você precisa se mexer!

Por isso, é importante você fazer intervalos e movimentar-se antes de voltar ao trabalho ou depois de encerrar o expediente, como, por exemplo, fazer alongamentos.

Outra maneira fácil de integrar isso à sua produtividade de trabalho é fazer algumas caminhadas leves para frente e para trás ou algumas flexões / abdominais sempre que você não conseguir resolver um problema.

7- Nunca se esqueça de cuidar de si mesmo

Ao trabalhar em casa, você vai acabar encontrando algum tempo livre que você não tinha antes.

Agora você pode investir esse tempo livre de uma forma que seja investida no seu crescimento pessoal e profissional.

Mas primeiro responda a estas três perguntas honestamente:

  • Quais são as habilidades que você sempre quis aprender? 
  • Quão perto você está de seus objetivos?
  • Quais são as coisas em sua vida que você gostaria que fossem diferentes?

Estas são as três perguntas mais importantes que todos devem se fazer ao iniciar sua jornada de crescimento pessoal.

A partir daí, é uma simples questão de construir pontes para seus objetivos.

Para muitas pessoas, isso pode significar começar um novo hobby ou aprender um novo idioma ou habilidade de trabalho.

Aprender sobre algo novo pode ser divertido quando você está apaixonado por isso, e você obtém o benefício adicional de treinar seu cérebro, o que o mantém mais jovem e saudável por mais tempo.

Artigo original em: MindValleyBlog

Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!