Mudar de carreira não é uma tarefa fácil. É preciso ter isso bem definido. O mais apropriado seria pedir ajuda de outras pessoas. De preferência profissionais que estejam atuando no mesmo ramo que você tem intenção de migrar.
Ou se ainda não sabe para onde quer ir, realize pesquisas de mercado e quais profissões são mais promissoras e estão em alta para que você possa investir nessa transição de carreira e sofrer menos consequências.
Mas como fazer a escolha certa?
Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo para apresentar algumas alternativas e dicas de como fazer a mudança de carreira e com menor impacto possível.
Se der medo, vai com medo mesmo
Com certeza vai dar medo durante a transição de carreira. É normal! Porém, não desista por conta disso e se der medo, vai com medo mesmo.
Não se esqueça que o medo faz parte do nosso processo de crescimento o que não podemos é deixa-lo nos parar!
Confira a seguir, algumas dicas para mudar de carreira e não sentir culpa!
Mudar de carreira sem sentir culpa
Muitas pessoas passam uma vida inteira atuando numa área que não lhe dão alegria e prazer, simplesmente por sentir medo da mudança.
Embora, você tenha investido muito na sua atual carreira, não considere isso um impedimento para ir em busca de algo que realmente o realize e o faça feliz!
Não há algo mais frustrante do que passar uma vida inteira trabalhando com algo de que não gosta, só pelo salário no final do mês.
Faça metas reais e alcançáveis
Se já está frustrado com a profissão, estipular metas agressivas só vai piorar a situação. Comece a transição de carreira devagar. Não precisa logo de cara abandonar seu atual emprego.
Continue trabalhando e comece a investir na nova carreira após o expediente e nos dias de folga.
Mas, antes disso, tenha metas bem claras e objetivas. Por exemplo, sou jornalista mas quero migrar para área de marketing. Comece estudando sobre o assunto.
E em seguida, coloque em prática as dicas anteriores de desenvolver o trabalho após o expediente e aos finais de semana.
Expanda sua carreira
De repente seu objetivo não é mudar totalmente de carreira, mas expandi-la. Tudo bem! Mas para isso, tenha essa meta bem específica. E faça as seguintes perguntas para si:
- O que faria minha carreira expandir?
- Mudar para outra empresa com ganhos melhores?
- Uma promoção na atual empresa é suficiente?
- Fazer uma pós-graduação na minha área mesmo?
- Ser fluente em um novo idioma irá aumentar meus ganhos nesse trabalho atual?
Você pode gostar desse assunto: Quem domina o inglês ganha salário até 70% maior
Depois de ter as respostas para todos esses questionamentos, coloque a mão na massa e vá em busca de se realizar profissionalmente!
Tenha um plano de ação
Não adianta saber o que quer e não agir. Por isso, faça um cronograma de ações que precisam ser realizadas até que seu objetivo de mudar de carreira seja alcançado.
Não esqueça que essas tarefas precisam ser realizadas todos os dias e você deve medi-las constantemente para entender o quanto falta para bater a meta.
Se você gostou desse artigo, também pode gostar desses assuntos semelhantes:
Tenha uma carreira de sucesso e ser reconhecido
Como fortalecer sua carreira durante a crise
Gostou dessas dicas? Que tal compartilhar com os seus amigos nas redes sociais?