Mais de 300 famílias participam do Projeto Oportunidade e Aprendiz Profissional em Passo Fundo

Há 4 meses a Escola Porthal iniciou o Projeto Oportunidade e Aprendiz Profissional na cidade de Passo Fundo, no momento, cerca de 320 alunos participam dele.

Conversamos com a direção, professora, alunos e pais para entender a dimensão e importância desse projeto na cidade.

Em uma conversa com a professora, enfermeira, empresária, mestre e doutoranda, Janaína Souto, ela nos passou o amor e carinho que dedica ao projeto e como ele também mudou a sua vida.

Janaina é enfermeira por formação e empresária da área da saúde.

Além disso, é docente preceptora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera.

E, por ser uma empresária, percebeu a importância de qualificar e cuidar de seus colaboradores para diminuir a rotatividade, problema recorrente que 95% das empresas sofrem hoje em dia.

Com isso, durante a pandemia fez algumas pós-graduações, dentre elas: Gestão de Pessoas e Gestão de Recursos Humanos, iniciando também o seu Doutorado na área de RH.

Com toda essa bagagem viu no Projeto Oportunidade um novo desafio: capacitar jovens alunos para o mercado de trabalho.

E a meta dela é ousada: encaminhar 50% deles até o final do curso.

E vários alunos já conquistaram suas vagas no mercado de trabalho.

“Os alunos encaminhados são direcionados para as vagas conforme eu percebo que eles estão preparados. Inclusive, no dia da entrevista eu faço uma vídeo-chamada para ver como eles estão vestidos, se estão nervosos, falo com os pais também, e oriento para que eles se sintam seguros na entrevista de emprego” comenta a professora Janaína.

A TRÍADE QUE FAZ O PROJETO OPORTUNIDADE DAR CERTO

Família participativa + Aluno dedicado + Metodologia Porthal é o que vem dando tanto resultado.

Segundo o diretor Giovanni Cansi:

“A proposta da escola Porthal é única e exclusiva  para a cidade de Passo Fundo, o que, com certeza irá preparar jovens para a construção de uma carreira de sucesso.”

Giovanni ainda reforçou que a escola procura estar sempre próxima, seja pessoalmente ou digitalmente, para atender todas demandas e necessidades dos pais e alunos para que desfrutem da melhor experiência dentro do nosso projeto.

Que a educação é a melhor ferramenta da transformação, disso não temos dúvidas. Mas é preciso uma engrenagem para funcionar.

A professora Janaína frisou a importância da participação dos pais na vida profissional e na educação dos seus filhos e como é isso que ajuda o Projeto Oportunidade e Aprendiz Profissional a dar certo.

“O dinheiro mais bem investido é a educação. Ninguém te tira teu conhecimento.”

Turma sábado Projeto Oportunidade 13:15

REGRAS, ÉTICA E INCLUSÃO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA

De acordo com a professora, desde o primeiro dia de aula, em conversa aberta e transparente com alunos e pais, ela estipula as regras e a conduta ética dentro e fora da sala de aula.

É preciso entender que somente adquirir conhecimento técnico não te torna uma pessoa melhor, mas sim, um conjunto de conhecimento com o caráter e comportamento.

Por isso, é exigido dos alunos: respeito, participação e responsabilidade com suas tarefas de aula.

“No mercado de trabalho você vai ser cobrado. É preciso seguir um código de ética, saber que existem regras e que os bons profissionais se destacam justamente por isso.” Reforça Janaína.

Além disso, pela sua formação na área da saúde, a professora consegue atender alunos com PCD.

Segundo ela, é importante saber incluir alunos com essas necessidades especiais e fazer com que eles também tenham a chance de receber educação de qualidade.

Veja o depoimento de alguns pais sobre isso:

LAPIDANDO NOVOS PROFISSIONAIS

Na fase da adolescência é normal que a gente sinta vergonha e a timidez atrapalhe nosso desenvolvimento, porém, algumas pessoas são mais afetadas.

Por isso, a professora ajuda na lapidação desses alunos, estimulando a interação e integração com a turma.

Com isso, ela percebe a evolução de vários deles que antes ficavam escondidos em um canto com medo de interagir durante as aulas.

Desenvolver esses jovens em várias dimensões, além da parte teórica é o que torna eles em candidatos extremamente qualificados para as vagas que são encaminhados.

Veja nas nossas redes sociais os depoimentos de alguns deles

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MUDA O JOGO!

O projeto Oportunidade vem transformando a realidade de milhares de jovens em toda a região.

Cidades como Marau, Tapejara, Vacaria e Lagoa Vermelha já estavam com o projeto em andamento atendendo mais de 1.000 alunos. E, nesses últimos 4 meses, Passo Fundo também foi contemplado.

A Escola Porthal tem um compromisso com a educação, por isso, as equipes administrativas, comercial e pedagógica se doam ao máximo para atender com excelência esses jovens e prepara-los para o mercado de trabalho.

Nosso maior diferencial está no comprometimento e na responsabilidade social.

Costumamos dizer que nós nos preocupamos tanto com o futuro que cuidamos dele no agora, através da educação e do preparo desses adolescentes.

As aulas acontecem na Faculdade Anhanguera, um local seguro e com a estrutura ideal para cuidar, orientar e capacitar esses jovens.

Você quer saber mais sobre a escola Porthal? Acesse aqui

E clique aqui para receber mais informações sobre o Projeto Oportunidade