Aprenda as principais dicas que vão te ajudar a melhorar sua carreira e ser contratado mais rápido!
Aprenda como você pode melhorar sua carreira e ser contratado mais rápido.
E como o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, as empresas estão buscando por profissionais mais qualificados.
Por isso, para te ajudar, vamos lhe mostrar algumas maneiras de como melhorar a sua carreira.
Primeiramente, você vai precisar ter algumas habilidades que são essenciais e que todas as empresas buscam.
Depois, precisará estar qualificado para a vaga que deseja conseguir.
E por último, deverá se sair bem na sua entrevista de emprego ou na conversa sobre uma promoção com seu superior.
DICA 1: 10 habilidades essenciais para melhorar sua carreira
Essas 10 habilidades são fundamentais para quem quer melhorar a sua carreira e conquistar seus objetivos profissionais.
1. Proatividade
A proatividade é uma característica que demonstra que você tem capacidade de se antecipar às necessidades das pessoas.
Também demonstra que você consegue resolver problemas por conta própria sem precisar de supervisão o tempo todo.
Um profissional proativo faz mais que as suas obrigações, ele enxerga além, e quando precisa fazer algo ele simplesmente faz.
Então, perceba que ser proativo vai te dar mais liberdade, autonomia e aumenta a confiança das pessoas ao seu redor.
Mas como ser uma pessoa proativa?
Primeiro, entenda todas as suas atividades e funções.
Depois, tente entender como cada setor se relaciona e depende um do outro para funcionar.
E por último, não hesite em pedir para o colega se tem algo que você pode ajudar.
Pois , além de ser útil você vai aprender coisas novas.
2. Flexibilidade
Ser flexível é saber se adaptar às mudanças, rever os pontos de vista e saber ouvir os outros.
Dessa forma, quem é flexível não apenas melhora sua carreira como consegue sobreviver a qualquer situação exigida pelo mercado.
Mas como ser uma pessoa flexível para melhorar a carreira?
Entenda que ninguém pensa e sente da mesma forma.
Por isso, a comunicação com cada pessoa precisa ser pensada. E essa preocupação facilita o seu trabalho e o seu relacionamento interpessoal.
Então, antes de escrever um e-mail ou pedir algo para alguém tente lembrar se ela é mais objetiva, mais comunicativa, é mais reservada ou extrovertida.
E lembre-se sempre de que quando sua opinião for confrontada não é algo pessoal.
Tente analisar se a opinião ou o puxão de orelha da outra pessoa tem algum sentido para você.
3. Trabalho em equipe
Com certeza essa habilidade vai ser decisiva para melhorar a sua carreira.
Pois saber trabalhar em equipe é essencial para manter a harmonia do ambiente de trabalho.
Portanto, queira ter um bom relacionamento com os colegas, aprenda a ouvir e a colaborar com as atividades da equipe.
Quando o profissional consegue trabalhar de forma colaborativa sabe que os bons resultados serão colhidos por todos.
Mas como saber trabalhar em equipe?
A primeira dica é nunca ter medo de ensinar ou compartilhar um aprendizado com o seu colega.
Geralmente quem tem esse tipo de pensamento e atitude, é uma pessoa que não confia na própria capacidade.
Então, comece a olhar mais para o todo e não apenas para si mesmo. Porque quando você precisar de ajuda, pode ser que ninguém facilite para você.
Por isso, analise as atividades e veja se mais de uma pessoa pode participar desse processo, visando sempre facilitar o trabalho do grupo como um todo.
Esqueça a frase “cada um no seu quadrado”. Pois equipe que prospera eleva a importância de cada integrante e ainda contribui para a empresa.
4. Autoconfiança para melhorar sua carreira
Para que os outros acreditem em você e nas suas habilidades, você terá que acreditar em si mesmo primeiro.
A autoconfiança demonstra que você confia nos seus talentos e na sua capacidade de enfrentar os desafios.
E no começo pode ser difícil, mas com um pouco de persistência e treinamento com o tempo você se sairá muito bem.
Você vai gostar desse artigo: Como fortalecer a sua carreira durante a crise
Mas como ser autoconfiante?
Comece olhando para o que você já sabe fazer e crie uma lista num papel.
Por exemplo: eu sei atender bem os clientes, eu sou uma pessoa organizada e etc.
Veja nessa lista coisas que podem ser potencializadas com um treinamento.
Por exemplo: sei que atendo bem as pessoas e sou organizada, mas quero saber mais sobre processos de uma empresa.
Então, irei fazer um curso de Gestão Empresarial para aprender novas formas de me organizar e me relacionar com minha equipe.
Assim, você vai fortalecendo coisas boas em você e ganha muito mais confiança!
5. Ética
Ter ética é fundamental em qualquer profissão, pois é através dela que você consegue conquistar mais respeito, credibilidade, confiança e reconhecimento.
Mas como ser uma pessoa ética?
A primeira coisa a ser feita é ler o Manual da própria empresa e entender quais são as regras, as orientações de conduta e os valores dela.
E depois, analise quais são os seus valores inegociáveis: honestidade, discrição, zelo, empatia etc.
Juntando seus valores com os valores da empresa você já entende qual caminho deverá seguir.
E isso evita que vantagens sejam tiradas em cima de outras pessoas ou que casos de corrupção aconteçam.
6. Liderança
Sem essa habilidade fica quase impossível você melhorar a sua carreira.
Porque a liderança vai muito além de “mandar nas pessoas”.
E isso acontece porque alguns profissionais não sabem o real conceito de liderança, dessa forma existem muitos “líderes” que não estão fazendo seu papel corretamente.
Um líder de verdade deve antes de tudo:
- saber ouvir as pessoas;
- motivá-las;
- tomar decisões assertivas;
- inspirar sua equipe;
- trazer bons resultados.
7. Comunicação vai melhorar sua carreira
Outro fator chave para melhorar a sua carreira que poucos falam é a comunicação.
Ela é muito importante desde o primeiro contato com a empresa que você quer trabalhar.
Visto que, um profissional comunicativo consegue transmitir mensagens claras, assim evita situações delicadas ou até mesmo, possíveis erros na execução das atividades.
Mas quando falamos de comunicação, não é só transmitir informações, é também saber ouvir e dar espaço para a participação das pessoas.
Mas como saber se comunicar melhor?
Cursos de linguagem, oratória e até teatro ajudam nesse processo.
Mas, se isso ainda não for possível, então tente:
- Reler sempre duas vezes os e-mails que você irá mandar
- Pedir no final da frase se a pessoa conseguiu entender
- Usar outras formas de explicar a mesma coisa
- Ter paciência com a compreensão dos outros
- Não colocar a culpa no outro quando há falha de comunicação
- Analise seus últimos e-mails, troca de mensagens e registro de informação e veja o que pode ser melhorado
8. Equilíbrio emocional
Ter equilíbrio emocional não significa ser frio e não demonstrar emoções.
Pelo contrário, é saber gerir os sentimentos e emoções no ambiente de trabalho, evitando conflitos e desentendimentos desnecessários.
Pois um profissional com essa habilidade tem a capacidade de lidar não apenas com as suas próprias emoções, mas também saberá lidar com o comportamento dos colegas.
Mas como ser uma pessoa mais equilibrada emocionalmente?
O livro que mais vai te ajudar nesse processo é “Os quatro compromissos”.
Mas para te ajudar mais rápido siga essas dicas:
- Não leve nada para o pessoal
- Cumpra sempre com o que prometeu
- Não cobre suas expectativas no outro
- Pense sempre: e se fosse comigo?
- Respire fundo e conte até dez – tem problemas que pioram conforme nossa reação
- Peça a opinião de outras pessoas que você confia
- Sempre se pergunte: porque estou me sentindo assim?
- Pergunte-se novamente: o que, exatamente, eu não gosto nessa pessoa?
9. Comprometimento pode melhorar sua carreira
Uma das maiores reclamações das empresas é a falta de comprometimento dos colaboradores.
Isso pode acontecer por vários fatores, mas um deles é a falta de responsabilidade com o horário, com a equipe e com os clientes.
E podemos listar como falta de comprometimento:
- Não se importar em faltar sem avisar;
- Chegar atrasada sempre;
- Não se importar com atividades que não foram feitas;
- Precisar ser cobrada mais de duas vezes para entregar as tarefas;
- Se demitir ou ser demitida com frequência dos empregos
E esse tipo de comportamento compromete a carreira de qualquer pessoa.
Portanto, ser uma pessoa comprometida pode te levar longe!
10. Resolução de problemas
Um bom profissional tem que estar preparado para resolver todos os tipos de problemas que podem surgir.
Mas essa é uma habilidade que vamos aprimorando ao longo dos anos.
Algumas pessoas chamam o resolvedor de problemas como o profissional do futuro, pois ele tem a capacidade de identificar, analisar e solucionar as dificuldades que surgem.
Tente lembrar de uma pessoa “resolvedora” e o quanto as pessoas confiam nela.
Mas como ser uma pessoa resolvedora de problemas?
Conhecimento técnico + experiência é a fórmula perfeita!
Se você quer se tornar alguém que é pago não pela hora de trabalho mas pelo resultado que ele traz, talvez o curso de Design Thinking seja a sua oportunidade.
DICA 2: A importância da qualificação profissional para melhorar sua carreira
Conversamos com profissionais de agências de empregos e todas relataram a dificuldade de encontrar pessoas qualificadas para as vagas.
Dessa forma, decidimos lhe mostrar a importância da qualificação profissional para conquistar uma carreira de sucesso.
1. Mantém você atualizado
Quando fazemos um curso de qualificação profissional atualizamos nossos conhecimentos e isto é o mínimo que podemos fazer tendo em vista as mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho.
2. Lhe mostra como lidar com novos desafios
Como não é nada fácil lidar com a rotina de trabalho e os novos desafios surgem diariamente, é no hábito de aprender coisas novas que você vai conseguir encarar esses desafios.
Pois o conhecimento te traz, além de informações, uma visão de mundo diferente.
3. Auxilia no redirecionamento da sua carreira
Outro benefício de se qualificar é poder redirecionar sua carreira.
Por isso, se você não está satisfeito com o mercado de trabalho, você poderá fazer um curso profissionalizante que dê uma nova direção ou uma nova expectativa de crescimento.
Basta encontrar um novo foco e capacitar-se para isso.
Você pode gostar desse artigo: Por que fazer um curso profissionalizante
4. Lhe ensina como otimizar seu tempo
Outra coisa que vai melhorar sua carreira é administrar melhor o seu tempo e saber planejar suas atividades, pois isso é muito importante para que você consiga cumprir os prazos e metas determinados.
E com os cursos certos, você pode aprender a fazer isso.
5. Traz reconhecimento
Investir em cursos de qualificação lhe ajuda a ser reconhecido e aumenta sua visibilidade no ambiente de trabalho.
Quando você se qualifica, demonstra para seu empregador que está querendo ser um profissional melhor e está engajado com sua carreira, dessa forma você poderá receber novas oportunidades e recompensas salariais.
Como você percebeu, a qualificação profissional lhe traz muitos benefícios, lhe dá novas oportunidades e ainda faz com que você seja bem visto pelas empresas.
Afinal elas estão buscando por profissionais focados em resultados.
Entre em contato conosco e faça sua matrícula.
DICA 3: Como se dar bem em uma entrevista de emprego e ser contratado
Primeiro, você deverá ter um currículo bem elaborado, que demonstre todas as suas habilidades e competências.
Nesse artigo aqui você terá uma informação completa sobre o passo a passo para você se sair bem em sua entrevista de emprego.
Na hora da entrevista, seja pontual, vá preparado e vista-se de forma adequada.
Também fique atento em todos os seus gestos, fale olhando no olho do recrutador e comunique-se de maneira profissional, com respeito e gentileza.
Outra coisa muito importante na hora da entrevista, é nunca mentir.
Você já ouviu aquele ditado “que mentira tem perna curta”?
Pois é a mais pura verdade. Uma hora ou outra o entrevistador descobre as mentiras e isso fará com que você fique mal visto e perca as oportunidades.
O mais importante durante a entrevista é ser você mesmo, se o entrevistador achar que está pronto para o cargo você será contratado, caso contrário, não se preocupe pois novas oportunidades surgirão.
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COMO PEDIR UM AUMENTO?
Se, por acaso você já estiver empregado, poderá conquistar um aumento dessa forma:
- Fazendo um novo curso
- Pedindo novas responsabilidades e tarefas
- Assumindo a frente de um novo projeto
- Ser um integrante valioso (de acordo com aquelas habilidades listadas no início do post)
- Conquistar bons resultados na sua função.
Ao pedir um aumento a justificativa JAMAIS deverá ser que você está apertado financeiramente, que quer comprar um carro, que as contas estão te sufocando.
Acredite em nós: o seu chefe não tem nada haver com as suas dívidas ou falta de organização financeira.
O aumento salarial deverá vir por méritos que você decidiu conquistar.
Por tanto, estude, aplique, mostre resultados e então: peça um aumento.
Caso a empresa não valorizar isso, é hora de se preparar para uma nova oportunidade.
Mas tudo se resolve numa conversa madura e estratégica.
RESUMO
Agora que você já viu todas as habilidades que as empresas buscam em um bom profissional, a importância da qualificação para a sua carreira e mais algumas dicas para se dar bem na entrevista de emprego, tente se aperfeiçoar e colocar todas as nossas dicas em prática.
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