Curso Profissionalizante: Por que fazer?

Um curso profissionalizante, além de mais rápido é mais em conta. Ele pode caber no seu orçamento e inclusive, no seu tempo. Já que normalmente as aulas são feitas em alguns dias da semana e não diariamente.

MAS ANTES DE TUDO: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA CRISE?

Crise. A palavra que mais circulou nas rodas de discussões de famílias e amigos. 

A primeira coisa que precisa ficar muito claro é que crise sempre vai existir, embora a de 2020 trouxe um impacto muito maior para a nossa sociedade.

Mas, é durante esses momentos difíceis que acontecem as mudanças e revoluções. 

Nesse processo empresas nascem, fazem sucesso, se mantém ou morrem. E com nossa a carreira não é diferente. 

Já parou para pensar sobre a sua carreira e como ela estará daqui há 5, 10 ou 20 anos? Infelizmente muitas delas nem existirão mais e dezenas de outras surgirão. 

Por tanto, a crise é o melhor momento para se preparar, para focar nos seus diferenciais, e conseguir reciclar seus conhecimento e ambições. 

POR QUE INVESTIR NA SUA FORMAÇÃO É IMPORTANTE?

Fazer um curso profissionalizante pode ser o primeiro passo quando se pensa em sair da crise. Eu sei que você pode estar pensando que não é possível. Mas pense comigo: 

  • Você analisa sua carreira e vê que está estagnado há alguns anos; 
  • Faz tempo desde que aprendeu uma coisa nova ou contribuiu para um novo projeto na empresa; 
  • Então você organiza o orçamento e investe num curso profissionalizante
  • Você chega com novidades, novas habilidades e técnicas. E com isso conseguem melhorar as vendas ou uma situação que estava fazendo a empresa gastar mais. 
  • Será que agora você tem mais chances de ser demitido? 
  • Caso a empresa falir, com essa nova habilidade você acha que se destacaria para uma nova vaga? 

Quem ficar na inércia vai ficar para trás. Você precisa parar de arranjar desculpas e investir na única pessoa que vai fazer a diferença na sua vida: VOCÊ. 

7 motivos para você fazer um Curso Profissionalizante agora mesmo! 

1. É MAIS RÁPIDO 

Um curso de graduação dura em média 4 anos. Um tecnólogo ou superior de tecnologia em média uns 2 anos e meio. 

Já um curso profissionalizante pode durar de 6 meses a 1 ano. 

E se a intenção é fazer algo mais rápido para melhorar sua renda ou até mesmo conseguir um extra, sem dúvidas os resultados serão muito mais rápidos ao fazer um curso profissionalizante. 

Muitas pessoas, inclusive, não vão conseguir fazer um Curso Superior, por inúmeros motivos. E para que ela não permaneça uma mão de obra obsoleta, a melhor alternativa é optar por um curso profissionalizante. 

Por isso que a gente fala sobre agregar valor para a tua mão de obra.

Pois, lembre-se sempre que as empresas trocam uma quantia em dinheiro pela nossa mão de obra. Quanto mais qualificada ela for, mais a gente pode ganhar. 

2. É MAIS BARATO QUE FACULDADE 

Antes de mais nada que fique bem claro: não estamos querendo incentivar ninguém a não cursar uma faculdade. Apenas vamos dar uma orientação inicial como primeiro passo antes da faculdade. 

Então, se você está se sentindo perdida (o) e não sabe que curso fazer, o que sugerimos é que você conheça profissionais das áreas que você tem interesse e que, principalmente, consiga estágios e experiências antes de decidir. 

Uma das alternativas que algumas pessoas tomam é justamente o de investir em um curso profissionalizante e conseguir trabalhar na área antes de propriamente bater o martelo e decidir ir para a Faculdade. 

Afinal, um curso superior é bem caro. Somando por baixo um curso que custa R$ 1.200,00 e dura quatro anos resulta algo em torno de R$ 57.600,00

E cá entre nós, pagar uma faculdade não é algo que qualquer pessoa conseguiria. 

Então, se você não consegue fazer uma faculdade nesse momento: qualifique sua mão de obra. Não fique triste se lamentando. Estude, aprenda algo novo, se mova na direção dos seus sonhos. 

Quem sabe, com um curso profissionalizante, você consiga um aumento de salário ou até mesmo uma oportunidade melhor em outro lugar, e aí sim consiga pagar sua faculdade ou investir em um cursinho preparatório. 

E para tudo a gente consegue dar um jeito. O que não dá para acontecer é ficar parado esperando por um milagre. 

Design by Freepik.
Motivos para fazer um curso profissionalizante

3. CONTEÚDOS MAIS PRÁTICOS E FOCADOS NAS NECESSIDADES DO MERCADO DE TRABALHO 

Num curso profissionalizante, por ser mais enxuto e com poucas horas, os conteúdos precisam ser focados na prática. No dia-a-dia. 

A Escola Porthal, por exemplo, incentiva, cria e monitora os currículos adotados pelos professores, para que eles sejam o mais dinâmico possível e que atenda às reais necessidades do mercado de trabalho

Não é raro recebermos relatos de pessoas já formadas e que disseram aprender muito mais coisas úteis ao fazer um de nossos cursos, como o de Gestão Empresarial, por exemplo. 

4. PROFESSORES QUE EM SUA MAIORIA JÁ SÃO PROFISSIONAIS DE CADA ÁREA 

Dependendo da escola onde você for, procure saber a procedência do professor

E peça para as atendentes sobre a experiência do profissional com o trabalho dele. Busque indicações. Pesquise o perfil dele e veja como é de fato o trabalho e o relacionamento que ele tem com as pessoas. 

Se eles já fazem um bom trabalho isso vai ser ótimo para você, pois pode extrair deles o melhor durante o curso. 

Além disso, é bem comum que cursos profissionalizantes sejam orientados por profissionais, mas saber quem eles são e os resultados deles é fundamental para o teu sucesso também. 

Bora stalkear! 

Curso profissionalizante: como entrar mais rápido no mercado

5. CONSEGUIR SE INSERIR MAIS RÁPIDO NO MERCADO DE TRABALHO

Como já vimos que, em média, um curso profissionalizante pode durar de 6 meses a 1 ano, podemos concluir que é muito mais rápido conseguir resultados com um trabalho sendo feito de forma autônoma ou conseguir a tão sonhada vaga de emprego em uma boa empresa. 

E cursos como os de Inglês e Gestão Empresarial dão um upgrade na carreira. É como se você atualizasse a tua “versão o Windows” 

Falando em Windows, Informática é fundamental para qualquer trabalho hoje em dia. E nada de mentir no currículo que “sabe mexer no computador”.  

É preciso saber usar as FERRAMENTAS do computador, saber mexer em excel, word, saber usar e-mail, criar pastas, organizar documentos on-line. 

Essas habilidades e capacitações são aprendidas de forma rápida, te ajudando a ter resultados também um pouco mais rápidos.

Como conseguir aumento de salário ou uma renda extra com um curso profissionalizante

6. CONSEGUIR UM AUMENTO OU UMA RENDA EXTRA 

Saber fazer certas coisas ou deter algumas habilidades já somam pontos a mais para você pedir um aumento ou complementar seu salário com uma renda extra. 

Já pensou em fazer doces ou salgados como fontes de renda extra? Ou atuar como manicure, maquiadora ou eletricista residencial? 

Mesmo de forma inicial, se você fizer um excelente atendimento, se esforçar para fazer o melhor serviço possível e saber divulgar, já pode fazer uma boa renda. 

E tudo depende do seu empenho e vontade de fazer as coisas, mas tendo como base um treinamento que te capacite para fazer isso, já é meio caminho andado. 

Já vimos muitas pessoas transformarem a renda extra de final de semana em sua principal atividade remunerada e estarem muito bem hoje em dia. 

Como dissemos desde o começo: é mais rápido o resultado, mas no começo todos são mais modestos. 

7. MUDAR DE CARREIRA 

Se a sua intenção é mudar de carreira, nada melhor que um curso profissionalizante para te direcionar no começo da sua caminhada. 

E lembre-se que nunca é tarde demais para fazer algo que a gente ame ou que a gente sempre sonhou em poder trabalhar. 

É normal sentir medo, insegurança e uma série de outros sentimentos quando se pensa em mudança de carreira. 

E voltamos ao ponto principal desse artigo: sem mudança nada acontece

Curso Profissionalizante: Por que fazer?

Por tanto, o primeiro passo é querer a mudança.

Depois disso temos que trabalhar com o nosso autoconhecimento e entender o que nos motiva a sair da cama todos os dias com um sorriso no rosto. 

O terceiro passo é procurar cursos para investir

E depois, basta se dedicar muito, ter paciência, persistência, capricho e amor que as coisas acontecem no tempo certo. 

Embora a gente pudesse trazer mais uma infinidade de motivos para você fazer agora mesmo em um curso profissionalizante, acreditamos que começar com esses já dá para ter um bom parâmetro e um direcionamento. 

E caso esse artigo te ajudou de alguma forma, deixe seu comentário aqui para nos ajudar a oferecer para você só os melhores conteúdos. 

Além disso, não se esqueça de mandar para seu amigo ou amiga que merece muito sucesso! 

Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!

100% livre de spam.