Como ser um profissional de sucesso

Para ser um profissional de sucesso precisamos criar novos hábitos e formas diferentes de lidar com as pessoas.

E nesse caso, não basta apenas criar um networking, pois é preciso manter essa rede de contatos saudável e sempre atualizada.

Por isso, vamos te ensinar alguns passos que você precisa dar nesse processo.

People holding connected copy space circle icons illustration

O QUE É NETWORKING?

Se traduzirmos do inglês, essa expressão, significa “rede de trabalho”, ou seja, são as pessoas que você mantém contato e que podem ser importantes para criar ou lembrar de você na hora de fechar negócios ou conseguir um novo emprego.

E para que você consiga ter uma boa rede de contatos é preciso estar em movimento.

Por isso, frequentar palestras, workshops, cursos e almoços ou jantares com amigos é relevante para começar a construir a sua.

Mas e o que precisamos fazer para que nosso netoworking seja de fato eficiente?

Vamos listas uma série de habilidades e conhecimentos para te ajudar!

NOVOS HÁBITOS

A primeira coisa que precisamos prestar atenção são os hábitos que cultivamos.

Pois são eles que determinam as nossas ações e os efeitos delas.

Então, precisamos começar a prestar atenção no que fazemos no piloto automático. E uma boa sugestão é sempre se perguntar sobre o porquê de você estar fazendo aquela ação.

ÉTICA PARA SUCESSO PROFISSIONAL

Um profissional de sucesso mantém em sua bagagem um conjunto de valores que deverão ser inegociáveis.

Se, por exemplo, um dos seus valores mais fortes é a honestidade, você jamais vai se considerar um profissional de sucesso se com o seu trabalho precisa mentir, chantagear e conseguir vantagem em cima de outras pessoas.

Por isso, cabe a você decidir que tipo de valores te representem e quais deles são inegociáveis.

Pois são eles que guiarão o seu trabalho bem como o seu relacionamento com a equipe, os líderes e os donos das empresas. E são eles também, que contribuirão de forma significativa para as nossas escolhas e atitudes.

Por fim, a ética é um conjunto de percepções morais, condutas, normas e comportamentos que orientam a nossa consciência.

FOCO EM RESULTADOS

Hoje em dia, as empresas não querem mais profissionais robozinhos, que só vão fazer “aquilo que foram contratados para fazer”.

E se você é contra essa ideia, reflete aqui comigo: cada função precisa ter as responsabilidades e tarefas únicas. Só que essas funções ficam dentro de uma caixinha apenas para guiar a pessoa.

Por tanto, para ter resultados incríveis é preciso sair da caixinha e colocar em prática novos conhecimentos e hábitos.

Então, quando falamos em “não fazer só o que foi contratado” não significa que agora você precisa saber vender, faxinar, cuidar do RH e da contabilidade.

E sim, praticar, dentro da sua função, coisas que não foram determinadas, mas que podem e vão trazer diferentes resultados.

Por tanto, um profissional de sucesso sabe que só fazer o que foi orientado não basta, pois isso o torna igual a todos que passaram antes dele e fazem a mesma coisa.

E quando a gente passa a fazer a mesma coisa, nos tornamos dispensáveis, afinal, qualquer um bem treinado pode repetir esses mesmos passos.

Character illustration of people holding speech bubbles

COMUNICAÇÃO

Treinar a sua fala e suas ideias para que elas sejam claras o suficiente, ajuda demais a alavancar a sua carreira.

Pois quando você consegue apresentar essas ideias com bons argumentos, além de confiança, você vai transmitir segurança e competência.

Além disso, precisamos saber o tom de voz correto para conversar com as pessoas, e a maneira como conduzimos essa conversa.

As pessoas que falam muito baixo ou muito alto, costumam não ser respeitadas, já que uma transmite a ideia de insegurança e falta de vontade e a outra representa arrogância e falta de jogo de cintura.

E, apesar de sabermos que não é por mal, que algumas vezes, podemos falar alto ou baixo demais, precisamos treinar um tom de voz agradável.

Afinal, a comunicação não está restrita somente no que é dito, e sim na forma que é falado.

QUALIFICAÇÕES PARA SER UM PROFISSIONAL DE SUCESSO

Hoje em dia ter um diploma universitário, infelizmente não garante contratação e sucesso profissional de ninguém.

Afinal, conhecimento não significa somente curso superior. Por isso, ter pós-graduação, cursos de especialização, cursos profissionalizantes e saber falar outros idiomas, com certeza vão te ajudar na sucesso da sua carreira.

| Você pode gostar desse artigo aqui: Por que fazer um curso profissionalizante?

Outra coisa que você precisa estar preparado são as suas habilidades de liderança, oratória, negociação e até mesmo, gestão de pequenas empresas.

E porque tudo isso? Por que profissionais de sucesso sabem que o aprendizado precisa ser constante e que ele sempre tem algo para melhorar.

Então, busque cursos de rápida ou média duração, que podem até mesmo serem feitos na modalidade online, se for mais prático para você.

CRIATIVIDADE

Um profissional de sucesso é criativo. E não apenas criativo no sentido de artes, mas na resolução de problemas.

A criatividade é uma das habilidades mais importantes no cenário do novo mercado de trabalho, afinal ela faz com que as pessoas pensem de maneira diferente e otimizem o tempo, a energia e até mesmo o dinheiro.

Afinal, qual empresa não gostaria de uma solução inovadora e criativa para melhorar o processo de vendas e diminuir os custos envolvido nele? E melhor ainda: aumentar as vendas com essa solução?

Por tanto, encontre maneiras de ser um profissional mais criativo.

E quando for para uma entrevista de emprego, mencione essa habilidade, coisa que é bem rara de ser ouvida.

METAS

Não tem como ser um profissional de sucesso se você não tiver metas bem definidas.

E essas metas estão relacionadas a:

  • Qualificações
  • Salário
  • Resultados no trabalho
  • Vida pessoal
  • Resultados da equipe

Criar metas para a nossa vida pessoal e profissional é ser o dono da nossa jornada. É saber que temos o poder de construir a estrada.

E são elas também que nos motivam e nos impulsionam para resultados diferentes.

People connecting jigsaw pieces of a head together

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Apenas dominar todo tipo de técnica e conhecimento não garante o sucesso de ninguém.

Quando a gente fala sobre inteligência emocional ela está relacionada a você conhecer seus pontos fortes e fracos e conseguir perceber que tipo de atitude você tem quando algo o desafia, não o agrada ou irrita.

Por isso, profissionais de sucesso, procuram se conhecer melhor e agir de maneira correta em cada situação, principalmente nas situações de estresse e pressão.

Além de se conhecer melhor, a inteligência emocional faz com que passamos a observar o outro e a compreender melhor o comportamento dele.

E ao fazer essa análise de si mesmo e do outro, você começa a se relacionar de maneira mais eficiente e consegue, inclusive, resolver conflitos mais rápido e de maneira mais assertiva.

O PROFISSIONAL DE SUCESSO E OS RESULTADOS

Em todo esse artigo, mencionamos habilidades, conhecimentos e técnicas eficientes para melhorar os seus resultados.

Mas antes de tudo, a gente precisa esclarecer que o sucesso é subjetivo.

Então, você precisa entender e definir o que é ter sucesso para você. E, partindo dessa ideia começar a mudar hábitos e adquirir novas habilidades de acordo com esse seu objetivo.

Por tanto, se para você ter sucesso é ganhar muito dinheiro, recomendamos que siga todas as dicas acima e ainda descubra novas formas de chamar a atenção das empresas e de possíveis parceiros de negócios.

Por fim, para ser um profissional de sucesso é necessário não apenas desenvolver habilidade técnicas, como vimos, já que as habilidades humanas são as que mais fazem falta nas empresas hoje em dia.

Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!

100% livre de spam.