Como cada geração gosta de estudar e aprender e porque isso vai mudar sua vida!

Se você é professor, diretor de escola, mãe ou pai de crianças e adolescentes vai aprender nesse artigo como cada geração gosta de estudar e aprender e isso vai mudar sua vida!

Você já deve ter percebido que o mundo não é mais o mesmo.

Os gostos musicais, as brincadeiras e até o estilo de vida é completamente diferente de quando você era uma criança e um adolescente, caso tenha mais de 30 anos.

Por isso, preste atenção nesse post! Ele vai revolucionar sua vida!

Como a geração X gosta de aprender

Nascidos entre 1965 e 1981

Eles usam recursos tecnológicos, mas prezam o consumo de informação de forma híbrida – tanto online quanto offline.

Valorizam a flexibilidade no ensino.

Aprendem ouvindo o outro, praticando e ensinando.

Um ambiente preparado para recebê-lo e um suporte de humano é o que torna tudo mais interessante e os ajuda a querer investir nos estudos.

Como a geração Y ou os Millenials gostam de aprender

Nascidos entre 1981 a 1995

Os Millennials estão acostumados com o grande fluxo de informações.

São pessoas que gostam de aprender informalmente (sem precisar de faculdade pra isso) e possuem raciocínio linear. Eles valorizam treinamentos e gostam de programas de capacitação.

Estão sempre estudando alguma coisa, fazendo algum curso, imersão etc.

Aprendem muito vendo e ouvindo.

Preferem um PDF onde podem armazenar bastante coisa num só lugar. IPAD, Kindle etc… são ótimas ferramentas.

Portanto, para atraí-los é importante mostrar como os recursos tecnológicos são usados e como ele poderá aproveitar sua jornada de aprendizado.

Como a geração Z gosta de aprender

Nascidos entre 1996 e meados dos anos 2010

Eles gostam de aprender via smarthopne ou tablet. Preferem vídeos curtos e interativos.

Aprendem de forma mais lúdica: jogos, fotos, histórias engraçadas (famosos memes)

A principal fonte de aprendizado se dá por meio de vídeos, nesse caso.

Se ele puder experimentar realidade aumentada vai aprender ainda mais rápido.

Por isso, se você trabalha com esse público, capriche nos recursos de áudio, vídeo, games e uma comunicação mais informal e lúdica em sala de aula.

Como a geração Alfa gosta de aprender

Nascidos após 2010

Eles consideram cansativas as atividades de aprendizado mais tradicionais – como leitura de textos – e têm uma alta dificuldade de concentração.

Para esse grupo devem favorecer os sentidos de audição, tato e visão ao mesmo tempo. A realidade virtual e atividades lúdicas presenciais são as mais recomendadas nesse caso.

São pessoas que prezam o ensino personalizado, feito sob medida.

Ou seja, eles querem aprender e só vão aprender o que realmente lhes chamar a atenção.

Por isso, eles parecem entender tanto de assuntos aos quais os mais velhos sequer sabem do que se trata.

Uma boa maneira de ganhar a confiança dessas crianças é sempre trazendo o aprendizado para o dia a dia. Onde eles irão utilizar isso?

Outra coisa que funciona é orientá-los a construir um projeto juntos para aplicação prática de todo o conteúdo teórico que precisa ser ensinado.

Fazê-los decorar textos é uma total perda de tempo e despedício de uma inteligência e forma de pensar totalmente diferente!

Nós sabemos que cada geração possui uma forma de aprender e respeitamos isso.

Por isso, investimos alto nos últimos meses em treinamentos, equipamentos e processos de trabalho para estar em sintonia com esse novo mundo.

Nós somos uma escola completa! Que consegue atender todos os públicos e oferecer diversas formas de ensino.

O futuro já começou e nós estamos focados em preparar pessoas para a nova era global de trabalho, comunicação e conhecimento.

Estamos te esperando! Venha conhecer nossa escola em uma das unidades mais perto da sua casa ou acompanhe nosso trabalho nas redes sociais: INSTAGRAM FACEBOOK.