Saiba quais são as principais responsabilidades de um CUIDADOR DE IDOSOS, o que ele precisa saber, quanto ganha e como se tornar um profissional dessa área.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais.
Nesse artigo completo feito pelo Ministério da Saúde “Envelhecimento Ativo: uma política de saúde” percebemos que até 2025 o Brasil vai ser o sexto país com maior número de idosos. Aumentando assim, a demanda de profissionais para trabalhar com esse grupo de pessoas.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que atualmente no Brasil, existam cerca de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária.
Esse número representa 13% da população do país. De posse desses dados e ao realizar uma pesquisa rápida no Google, constatamos que a profissão de cuidador de idosos está cada vez mais em alta.
O avanço da tecnologia e da medicina também tem colaborado para isso, pois são descobertos métodos que prolongam a expectativa de vida desses indivíduos e a presença de um cuidador de idosos faz com que esses vivam com mais qualidade de vida.
Portanto, como ser cuidador de idosos?
Em primeiro lugar, você vai precisar atender alguns requisitos, como ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e gostar de pessoas e mais ainda, de cuidar delas.
Saiba o que faz o cuidador de idosos
O cuidador de idosos é o profissional que trabalha como o próprio nome já diz: cuidando de idosos. Ele também é responsável por acompanhar essa pessoa, dar remédios para ela, servir suas refeições, além de garantir o seu bem-estar, saúde, higiene e lazer.
O que estuda um cuidador de idosos?
- Direitos e deveres do cuidador;
- Estatuto do idoso;
- O processo de envelhecimento;
- Atitudes diante do envelhecimento;
- Resgate da autoestima;
- Qualidade de vida;
- Maus tratos;
- Cuidar do idoso com ou sem necessidades especiais;
- O papel do cuidador em cada faixa de idade;
- Principais patologias;
- Medicações;
- Estimulação da independência no autocuidado;
- Orientação alimentar;
- Alimentação por sonda;
- Uso de cadeiras de rodas;
- Primeiros socorros;
- Acidentes com animais peçonhentos e muito mais.
As aulas na Porthal Escola de Educação Profissional são 100% presenciais e o curso ainda prevê oficinas, exposições dialogadas, dinâmicas, dramatizações e trabalhos em grupo que irão possibilitar ao aluno vivenciar situações do dia a dia de trabalho.
Além disso, os professores são especialistas no assunto e ao final do curso pode haver indicação profissional daquele aluno que obtiver maior aproveitamento e desempenho nas aulas.
Leia + Como ser um profissional de sucesso
Leia + Como fortalecer sua carreira durante a crise
Leia + Por que fazer um curso profissionalizante?
Quanto ganha um cuidador de idosos?
A remuneração de um cuidador de idosos pode variar de um salário mínimo até R$ 1.400 no início de carreira e pode aumentar conforme a experiência e prática do profissional, segundo uma pesquisa realizada pelo Banco Nacional de Empregos (BNE). O valor máximo desse ganho pode chegar ainda a R$ 2.476 para profissionais com mais prática e experiência.
O perfil ideal de um cuidador de idosos
O requisito básico é ter idade mínima de 18 anos e concluído o Ensino Fundamental. Se você atende a esses requisitos pode entrar em contato com a escola Porthal para obter mais informações a respeito do curso profissionalizante de cuidador de idosos.
Além disso, algumas habilidades pessoais poderão te auxiliar a crescer na carreira, como:
- Ser paciente;
- Ser solidário;
- Tomar decisões em situações de emergência;
- Ser proativo;
- Ser observador;
- Ser responsável;
- Ser organizado;
- Dinâmico;
- Sensível;
- Simpático;
- Gostar do que faz.
Tudo isso fará desse profissional peça chave para o mercado de trabalho que anda tão carente de pessoas capacitadas e com habilidades desenvolvidas que contribuam para o pleno desenvolvimento da atividade de cuidador de idosos.
Se você se interessou pelo curso de cuidador de idosos entre em contato agora mesmo com a Escola Porthal e solicite as informações necessárias sobre o curso CUIDADOR DE IDOSOS.