Saiba quais são as 10 habilidades do profissional do futuro no pós-pandemia

Não é mais novidade que a pandemia provocada pelo novo coronavírus afetou de forma surpreendente o mercado de trabalho. Dito isso, no pós-pandemia somente irão se adaptar bem as pessoas que desenvolverem habilidades do profissional do futuro.

Pensando nisso, decidimos desenvolver esse artigo para lhe apresentar quais são essas habilidades do profissional do futuro e fazer o convite para que se você não as tenha ainda tenha tempo de desenvolvê-las.

Certamente, especialistas no assunto garantem que é extremamente necessário desenvolver essas habilidades do profissional do futuro para acompanhar o ritmo da mudança e se adaptar ao “novo mundo”.

A seguir, conheça as 10 habilidades do profissional do futuro:

1 – Inteligência emocional

A própria pandemia em si já pode ser considerada um grande exercício para manter o autocontrole diante do desconhecido. Além disso, se autoconhecer para conseguir controlar os sentimentos e tudo o que esteja relacionado ao nosso psicológico, são fatores determinantes para entrar no mercado de trabalho no pós-pandemia.

2 – Pensar de forma crítica

O profissional que tiver ou desenvolver o pensamento crítico será visto com outros olhos pelos recrutadores. Isso porque as empresas sempre estiveram em busca de pessoas com capacidade de analisar todo tipo de informação e durante a pandemia isso ficou mais evidente.

3 – Habilidades em tecnologia

Esse é um setor que muda constantemente e como prova disso, foi o avanço que podemos observar durante a criação das vacinas de forma muito rápida e precisa e que envolveu muita tecnologia avançada e de ponta. Portanto, aquele profissional mais curioso e interessado a desvendar esse mundo, com certeza terá grandes chances no mercado de trabalho daqui pra frente.

4 – Flexibilidade

Essa é a grande palavra da vez. Tendo em vista que diante da pandemia os profissionais precisaram se tornar flexíveis diante da rotina de trabalho que mudou completamente com o grande investimentos das empresas no home office, por exemplo. Ou no trabalho híbrido, onde parte da equipe se manteve no escritório e outra foi trabalhar de casa.

habilidades do profissional do futuro

5 – Criatividade

Ser criativo nunca foi demais, mas nunca foi dada a devida importância de ser criativo quanto durante esse período. Por isso, saiba que se não é criativo, não se preocupe pois a criatividade é desenvolvida por meio de estudos, leitura e prática constante.

6 – Liderança

O líder organiza, inspira, une e puxa a frente e a equipe o segue. Seja essa pessoa e desenvolva seu espírito de líder, pois todos nós temos um pouquinho disso, basta entender isso e desenvolver essa importante habilidade, especialmente nos dias atuais.

7 – Tomada de decisão

Num momento de extrema crise é preciso racionar e tomar a melhor decisão que não vá nem prejudicar a empresa e muito menos o seu trabalho. Por isso, ao desenvolver essa habilidade você saberá tomar a decisão certa, no momento oportuno e que irá beneficiar a todos.

8 – Colaboração

Você domina determinado método e sabe que isso é importante para o crescimento da sua equipe, mas não sabe como compartilhar isso. Saiba que ser colaborativo nos dias atuais no ambiente corporativo é o que as empresas precisam. Embora elas possam contar com a habilidade dos algoritmos mas o que fará a diferença para o crescimento da mesma é o seu senso de colaboração.

9 – Dados

Quem disse que você não ia precisar trabalhar com dados um dia? Chegou a grande hora e se você domina essa habilidade invista de olhos fechados nisso e o sucesso é garantido! Aquele profissional que souber trabalhar com análise de números, estatísticas, dados e gráficos já tem a sua vaga no mercado de trabalho garantida, pois é com base nesses informações que as empresas conseguem medir o que está dando certo e o que precisa melhorar para continuar em alta.

10 – Inteligência cultural

Está cada vez mais comum profissionais interagiram com grupos de outros países. A pandemia proporcionou isso. Quando o mercado internacional abriu suas portas ao perceber que poderia contratar de qualquer lugar do mundo a partir da enorme divulgação do home office que tem dado muito certo. Basta ter um notebook conectado a uma boa internet banda larga, habilidades de se relacionar com pessoas de países e culturas diferentes e a sua vaga no mercado de trabalho está garantida!

E para finalizar, se você precisa desenvolver algumas dessas habilidades saiba que os profissionais da Porthal podem ajudar você! Contamos com especialistas em diversas das muitas áreas aqui citadas. Entre em contato agora mesmo com nossos consultores e esclareça todas as suas dúvidas, basta CLICAR AQUI!

E se esse artigo foi útil para você deixe a sua opinião nos comentários, pois é muito importante para nós!

Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!