Qual o papel da tecnologia na educação para os estudantes do futuro?

Basta parar e olhar para o lado e perceber o quanto a tecnologia está inserida em praticamente todas as ações do nosso cotidiano. E a tecnologia na educação não é diferente.

Está nas aulas online, no trabalho remoto, nas instituições financeiras, no lazer, no cafezinho saído da máquina e muito mais.

Na educação nem se fala. O salto que o ensino deu durante a pandemia já comprova muito do que falamos até aqui.

Para não dizer que estamos exagerando, uma pesquisa realizada em 2020 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que no Brasil naquele ano haviam 424 milhões de equipamentos eletrônicos em uso, como notebook, computador, tablet e celulares com acesso à internet.

Com toda certeza esse número deve ter aumentado em 2021. Ainda mais com a maioria das atividades sendo transferidas para o home office.

Você sabe a importância de se aliar a tecnologia na educação para potencializar seus resultados?

Você sabia que o ensino semipresencial ou híbrido existe há cerca de 20 anos?

Apesar de ter ganhado força durante a pandemia, essa modalidade não é nova.

A mistura do ensino à distância com encontros presenciais proporcionou novas experiências aos estudantes.

Um estudo desenvolvido em 2015 na Turquia comprovou isso.

Mas, somente no começo da pandemia em 2020 que essa modalidade ganhou força e é apoiada pela maioria dos estudantes atualmente.

A flexibilidade de horários e a oportunidade de assistir as aulas quando e onde quiser conquistou esse público.

E não apenas isso, a tecnologia na educação fez enorme diferença para tornar esse ensino ainda mais atrativo.

Estudantes participantes da pesquisa na Turquia, citada anteriormente, revelaram que gostaram mais da modalidade EAD devido ao uso de materiais complementares como debates em fóruns online, compartilhamento de vídeos e imagens que tornavam o conteúdo mais leve e fácil de assimilar.

Aprenda como você pode se tornar um profissional de sucesso!

Armazenamento de material na nuvem

Outra vantagem da tecnologia na educação é o armazenamento em nuvem. Os alunos têm acesso a todo o material do curso em um arquivo online e para acessar basta estar em um computador ou smartphone e digitar o e-mail e uma senha que é fornecida no ato da matrícula.

Sendo assim, o aluno pode acessar o material quando e onde quiser. Isso facilita a organização dos horários de estudo.

Além disso, há escolas que disponibilizam aulas ao vivo para aumentar a interação dos alunos e disponibilizar um momento para tirar dúvidas.

Leia mais sobre como estudar em casa: Como melhorar os estudos durante a Pandemia

Aprendizagem da nova era: tecnologia na educação

Não tem como negar que a tecnologia na educação tem melhorado de forma considerável o aprendizado.

O uso de dispositivos digitais como smartphones e tablets no ambiente escolar ganhou uma proporção que se torna quase impossível pensar o ensino do futuro sem o uso dessas ferramentas.

Há indícios de que a tecnologia na educação têm sido um dos principais motivos das mudanças econômicas, social e de cultura.

Você pode gostar desse artigo também: 5 profissões que você pode trabalhar em casa.

Globalização do conhecimento com a tecnologia na educação

É fato que hoje em dia o acesso à tecnologia é um facilitador para aquisição de conhecimento. A evolução das tecnologias no meio digital mudou a forma que utilizamos a internet.

Embora seja um campo altamente explorado, há muito o que aprender. E a tecnologia na educação nos ensina como podemos aprender mais e melhor ao saber utilizar essa grandiosa ferramenta.

Você já pensou que ao aprender inglês muito mais oportunidades se abrirão para você? Já pensou estar no Brasil e abrir um site de notícias em New York, por exemplo e em poucos minutos se inteirar do que também ocorre lá?

Consegue perceber a dimensão que é aprender a utilizar as ferramentas tecnológicas para aprender e crescer como pessoa e profissional?

Se você tem interesse em conhecer opções de cursos online e quais áreas de atuação, clique aqui para conferir.

CONCLUSÕES

Aprender a usar as ferramentas digitais da forma certa, bem como, usar a internet para aprender, é o caminho do futuro.

Não que a forma analógica e presencial de trabalhar, ensinar e aprender vai desaparecer, mas, sem dúvidas, usar o que a internet e a tecnologia como um todo têm a nos oferecer, vai ajudar no nosso sucesso pessoal e profissional.

E se você ficou na dúvida, se sabe usar os recursos tecnológicos a seu favor, conheça 5 habilidades e seus respectivos cursos que são importantes nesse processo:

1. Inglês
  2. Informática
  3. Gestão do trabalho e de empresas
  4. Marketing Digital
  5. Técnicas de Negociação

Prepare-se para o futuro desde agora!

Nós podemos te ajudar nisso!

Fale conosco e saiba mais!