Procrastinação: como lidar e ser mais produtivo no home office?

As primeiras horas de trabalho no dia costumam funcionar bem. Até aquele primeiro intervalo em que você pega o celular para checar as redes sociais.

Aí já era! Passam muitos minutos até horas sem que você perceba e quando vê, o trabalho está atrasado e as demandas estão acumuladas.

Antes da pandemia do novo coronavírus muitas pessoas romantizavam o trabalho em casa. Agora o que se sabe é que se não tiver disciplina para realizar as tarefas a tempo e a hora, o home office vira um pesadelo.

Além disso, há uma companheira que se faz muito presente no home office, especialmente porque é você quem determina seus horários e fluxo de trabalho. Essa inseparável do home office chama-se: procrastinação.

Você já deve ter ouvido falar dela por aí. Ela chega de mansinho e quando percebe já tomou conta de tudo.

Embora procrastinar possa ser normal de vez em quando, se não usar com moderação ela pode fazer um estrago danado na sua rotina.

Pensando nisso, produzimos esse artigo com algumas dicas de como lidar com essa que hora é mocinha e hora é vilã.

Como lidar com a procrastinação?

1 – Exija menos de você

Aprenda a canalizar a sua energia. O maior erro que as pessoas cometem, em especial quem trabalha de home office, é não definir horários para começar a trabalhar e para encerrar as atividades.

Assim como no trabalho convencional há horário para iniciar, intervalos e horário para encerrar, no home office embora haja mais liberdade, mas respeitar os seus limites é fundamental para obter sucesso e manter sua saúde física e mental.

2 – Faça divisão das tarefas e se livre da procrastinação

Se você pretende manter um ritmo de trabalho mais produtivo, faça divisão das tarefas. Converse com sua família e explique seus horários de trabalho. Sempre peça ajuda sobre as tarefas domésticas.

Outra dica, é dividir as tarefas da semana em dias, por exemplo deixar a segunda-feira para determinadas tarefas, terças-feiras para outras e assim sucessivamente.

Mas, nunca deixe muitos afazeres para um dia só. Isso vai sobrecarregar você e tornar o dia cansativo e improdutivo.

Leia mais sobre Trabalhar e Estudar em Casa: Como ter sucesso profissional estudando em casa; Como melhorar a concentração nos Estudos; 7 dicas de produtividade para quem quer trabalhar em casa

3 – Faça a tarefa mais difícil primeiro

É desanimador pensar naquela demanda difícil, porém, quanto mais cedo terminar mais tempo vai ter para usar como quiser. Seja para o descanso ou para adiantar aquele trabalho que ia fazer no final de semana.

Lembre-se, deixar as coisas para depois além de ser um grande erro vai frustrar todas as tentativas de ser mais produtivo.

4 – Corra pra bem longe das distrações

O grande desafio hoje em dia é focar em uma única tarefa no meio de centenas de milhares de distrações ao nosso redor.

Além de lutarmos contra as redes sociais, ainda tem a TV, jogos de videogame e muito mais.

Sabemos o quão é difícil deixa-los de lado, mas tente aos poucos ir se libertando. Comece aos poucos e vá intensificando com o passar dos dias.

E por último, seja uma pessoa organizada. Infelizmente a desorganização contribui com a procrastinação. Para uma vida mais produtiva o segredo é o equilíbrio.

Esse artigo te ajudou? Então deixa o seu comentário ou compartilhe nas suas redes sociais.

Leia mais artigos nesse blog: Como definir metas para 2021

Leia mais artigos como esse: Como conquistar uma vida melhor

Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!